2009 – revisão crítica

Começa amanhã (terça), no Instituto Moreira Salles, a mostra 2009 Segundo a Crítica. Ela reúne os filmes eleitos pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro como os melhores do ano passado e mais alguns títulos latino-americanos premiados pela Fipresci – Federação Internacional da Imprensa Cinematográfica e pelo júri de críticos do Festival Iberoamericano de Guadalajara (México).

Entre os Muros da Escola

Os escolhidos pela ACCRJ foram Entre os Muros da Escola / Laurent Cantet (o número 1 da turma), Amantes / James Gray, Beijo na Boca Não / Alain Resnais, Bastardos Inglórios / Quentin Tarantino, Cidadão Boilesen / Chaim Litewski, Deixa Ela Entrar / Tomas Alfredson, A Troca e Gran Torino / Clint Eastwood e Foi Apenas um Sonho / Sam Mendes. Ficou fora da mostra Abraços Partidos / Pedro Almodóvar, por falta de cópia disponível.

Esse ano, por motivo de força maior, não participei do processo de escolha na ACCRJ. Não sei até que ponto meu voto teria influído para incluir filmes que admirei muito, como Três Macacos / Nuri Bilge Ceylan, Desejo e Perigo / Ang Lee, É Proibido Fumar / Ana Muylaert e O Equilibrista / James Marsh, em detrimento de outros que valorizo bem pouco. Mas a associação é um conjunto eclético de colegas com preferências bem diferentes, e a lista final reflete essa diversidade.

Haverá três debates reunindo críticos da ACCRJ, amanhã, quinta e na terça seguinte, dia 27.

O apêndice da mostra, programado por José Carlos Avellar para os dias 28 e 29, vai permitir a revisão de um simpático filme uruguaio, Gigante / Adrian Biniéz, um excelente doc brasileiro, Entre a Luz e a Sombra / Luciana Burlamaqui e o docexploitation Garapa, de José Padilha.         

Para a programação completa dos dias 20 a 27, consulte o site da ACCRJ.

2 comentários sobre “2009 – revisão crítica

  1. Lucas:
    As cópias dos filmes têm os direitos de exibição em poder das distribuidoras que podem ser nacionais ou internacionais, não adiantaria pedir na Espanha, pois mandariam a gente se entender com a distribuidora…

  2. Olá Alberto,

    “Ficou fora da mostra Abraços Partidos / Pedro Almodóvar, por falta de cópia disponível.”

    Que loucura. Não teve como contactar algum assessor do espanhol?

    Abraços,

    Lucas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s