Jack Cardiff – Vida e Obra de um Cameraman

Dizem que os maquiadores são os que têm as melhores histórias de bastidores para contar. Mas Jack Cardiff (1914-2009) demonstra que essa prerrogativa também pode tocar aos cinegrafistas. Afinal, ninguém passa mais tempo no set do que eles. Nesse doc bastante convencional de Craig McCall, o magistral cameraman do Technicolor conta algumas boas histórias. Por exemplo:

– Marlene Dietrich exigia aquela famosa luz do alto não apenas para destacar as maçãs do rosto, mas para produzir uma sombra triangular abaixo do seu nariz, que ajudava a afilá-lo.

– Quando Michael Powell pediu-lhe um fade-in menos mecânico, ele simplesmente bafejou na lente e iniciou a tomada.

– Orson Welles exigiu um casaco de mink para seu papel no épico A Rosa Negra porque pretendia sair de fininho com ele para vestir no seu Otelo.

Enfim, esse é o tipo de doc que vive mais dessas informações de cinefilia que de observações técnicas sobre o métier. É curioso, por exemplo, saber que Scorsese reconhece influências diretas da fotografia de Cardiff nos filmes de Michael Powell e tem como sua fiel montadora a viúva de Powell, Thelma Schoonmaker. Aliás, foi Scorsese quem apresentou um ao outro.

Antes que esse texto fique parecido demais com os de Rubens Ewald Filho, deixe-me dizer que Jack Cardiff também comenta sua admiração pela pintura de Vermeer e Turner; que o filme coleta cenas deslumbrantes que fizeram de Cardiff talvez o maior fotógrafo de filmes coloridos dos anos 1940 (Narciso Negro) aos 80 (Conan, Rambo II), passando por muitos Hitchcocks, épicos e aventuras. Ele era um misto de artista, técnico e mago que o cinema começou a dispensar com a era digital. Quando seus “milagres” começaram a ser feitos pelos computadores, Cardiff admitiu que seu tempo havia passado. Mas, revendo aqui sua carreira, como passou bem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s