Os montadores se organizam

Embora só vá ser oficialmente fundada no próximo sábado, a Associação de Editores e Montadores do Rio de Janeiro, a primeira da categoria no Brasil, já conta com mais de 120 associados. Quem nos relata a história e os objetivos dessa iniciativa é a editora e diretora Nina Galanternick:

“O grupo começou a ser fomentado no Facebook e, com o desejo de ser muito mais que um movimento virtual, teve seu primeiro encontro presencial em agosto de 2011. Sete meses depois, já foram mobilizados mais de 120 editores, montadores e assistentes de edição atuantes no mercado do Rio de Janeiro. Profissionais experientes como Eduardo Escorel, Mair Tavares, Diana Vasconcelos, Ricardo Miranda, João Paulo de Carvalho e Jordana Berg apoiam essa iniciativa histórica.

As principais linhas de ação da associação serão a elaboração de um contrato-padrão para ser implementado junto às produtoras do Rio de Janeiro (hoje muitos profissionais ainda trabalham sem contrato); incentivar a melhor formação dos editores e assistentes de edição; elaborar uma ferramenta de comunicação que possibilite a troca de informações técnicas, a divulgação dos profissionais associados, bem como um mural de oportunidades profissionais.

A pré-chapa para diretoria é composta por Fernando Vidor (presidente), Pedro Bronz (vice-presidente), Fernanda Bastos (secretária), Helena Lent (1ª tesoureira) e Gabi Paschoal (2ª tesoureira); e para o conselho fiscal: Nina Galanternick, Rodolfo Vaz e João Velho.

Segue um dos textos de convocação para a assembleia:

“O antigo desejo de fundar uma associação de montadores e editores no Rio de Janeiro está prestes a se concretizar. Essa associação vai nos fortalecer, não para impor o que quisermos, mas para termos voz. Tendo voz, poderemos mostrar quem somos. E quem nós somos? Precisamos ser auto-conscientes da nossa importância e do nosso valor, ser conscientes de que cada um é exemplo para os outros e cada ação ou omissão repercute. Está ao alcance de todos participar e incentivar outros montadores, editores e assistentes a participar, assim a Associação vai ficar ainda mais forte e, ao mesmo tempo, mais acessível para todos. É o pequeno esforço individual gerando grande benefício coletivo. Vamos oferecer o melhor que pudermos para nos orgulharmos de quem somos e da Associação que construiremos. Venha fazer parte e chame outros editores. A força está na nossa união.”

A assembleia de fundação da associação ocorrerá no dia 10 de março de 2012, no espaço do teatro da Escola Edem (Rua Gago Coutinho, 14 – Catete), a partir das 17 horas.”

Nina Galanternick 

E-mail para contato: associacaodemontadores@gmail.com

4 comentários sobre “Os montadores se organizam

  1. Pingback: Carmattos: os montadores se organizam | produtor.info

Deixe um comentário