As divas em ação

Leandra Leal cresceu e viu nascer sua vocação artística em torno do palco do Teatro Rival, de propriedade de sua família. Em 2013 ela prestou um tributo a algumas das estrelas que fizeram a história de pioneirismo do Rival, o primeiro a programar shows de travestis no Rio. O espetáculo DIVINAS DIVAS foi realizado especialmente para as filmagens de um documentário, em comemoração aos 50 anos de carreira de Rogéria, Jane Di Castro, Divina Valéria, Camille K, Fujika de Halliday, Eloína dos Leopardos, Marquesa e Brigitte de Búzios. O filme homônimo é um papa-prêmios de público, tendo vencido nessa categoria os festivais South by Southwest (em San Francisco, EUA), do Rio e FestAruanda, na Paraíba.

É mesmo irresistível ver as performances e ouvir as histórias das divas, já então idosas, algumas gordinhas e já não mais nadando em dinheiro. Como tínhamos visto recentemente em “Vida de Rainha“, de Luciana Avellar, e na série de interprogramas “Noturnas“, de Allan Ribeiro para o Canal Brasil, entre as artistas transformistas vida e atuação ora se confundem, ora se distanciam. As veteranas de DIVINAS DIVAS relembram histórias de sucesso no Brasil e no exterior, razão de um justificável orgulho, mas também casos de censura, repressão familiar (Marquesa chegou a ser internada como louca) e graves decisões sobre o próprio corpo (“Fomos cobaias de hormônio”, conta Rogéria). Os romances com seus companheiros fornecem alguns dos momentos mais tocantes.

Se acerta no carinho e na admiração com que trata suas personagens, assim como na fotografia do show e no videografismo, o filme deixa um pouco a desejar em matéria de roteiro e montagem. Embora haja cenas impagáveis de ensaios e exercícios corporais, não se consegue estabelecer uma progressão nos preparativos do show, o que seria o eixo óbvio do documentário. Resulta uma exposição um tanto dispersiva, uma certa confusão na autoria dos relatos e uma impressão de que o espetáculo do Rival foi relativamente desperdiçado. De qualquer maneira, é um trabalho de grande empatia e um tributo de total justeza.

Um comentário sobre “As divas em ação

Deixe um comentário