Ladrões de cinema

LENTE FILMES APRESENTA será exibido nesta segunda-feira (15/4), às 11h35, no Canal Brasil

“Leucemia”, de Noilton Nunes

No clássico Ladrões de Cinema, um grupo de favelados assalta uma equipe de cinema estrangeira, leva a câmera e passa a produzir uma versão popular da história de Tiradentes. O filme de Fernando Coni Campos, realizado em 1977, foi talvez o rebento mais famoso da Lente Filmes, uma produtora ativa naquela década, para onde acorreram vários praticantes do cinema independente. De certa maneira, eram também “ladrões” de um cinema dominado pelo mainstream da Embrafilme.

Noilton Nunes, um dos cabeças da iniciativa, coletou memórias daquela turma no longa-metragem LENTE FILMES APRESENTA, que o Canal Brasil exibe nesta segunda (15/4), às 11h35. Lá está o próprio Noilton com seu filme sobre a Fordlândia e o premiado curta Leucemia, baseado na história real de Maria Sena e seu filho José Júlio, presentes no documentário. Lá estão Sérgio Sanz, Silvio Da-Rin e seu Fênix, Luiz Rosemberg Filho e A$suntina das Américas, Stil e suas animações, Marco Altberg e o documentário sobre Noel Nutels, Sérgio Peo e Rocinha 77, Antonio Pitanga e Na Boca do Mundo. “A Lente Filmes era uma ilha de democracia e festa permanente”, recorda-se Rosemberg.  

O filme não prima exatamente pela organização narrativa. Parece seguir um fluxo espontâneo de lembranças em cadeia, sem muita preocupação com os contextos. Termina com uma ilação militante do bravo Noilton, que faz o discurso da Lente Filmes desaguar na promessa do Lula de fazer a regulação da mídia no Brasil. Segue-se a isso a imagem de Tiradentes enforcado em Ladrões de Cinema, o que vale como um manifesto.

Rememorar realizadores e filmes, alguns deles relativamente esquecidos, é a maior virtude do doc. Esta é uma parcela do cinema brasileiro de guerrilha que não pode se perder nos desvãos da História.

2 comentários sobre “Ladrões de cinema

  1. CARLOS ALBERTO VC É UMA FLORESTA AMAZÔNICA DE PALAVRAS, FRASES, PENSAMENTOS QUE INUNDAM A SENSIBILIDADE E MOSTRAM O QUE A MAIORIA DOS VIVENTES NÃO CONSEGUEM ENXERGAR. MUITO OBRIGADO. ABS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s