“5 x Comédia” virou série

5 x COMÉDIA na Amazon Prime

A franquia teatral 5 x Comédia, idealizada em 1994 por Sylvia Gardenberg e recriada em 2016 pela Dueto, migra agora para o streaming e vira série original da Amazon Prime. Nesta primeira temporada, criada por Monique Gardenberg e inteiramente filmada de forma remota, os cinco episódios independentes apresentam diferentes pontos de vista de um mesmo país durante a pandemia Covid 19. A estreia é hoje, 26 de março.

Depois de cumprir várias temporadas no teatro, estrelando duas gerações de autores e comediantes, 5 x Comédia ganha o formato de série, a primeira ficção nacional concebida especialmente para a plataforma Amazon Prime. Utilizando a linguagem audiovisual que também domina, a diretora teatral e cineasta Monique Gardenberg cria uma nova dinâmica dramatúrgica e estilhaça o modelo de monólogos que prevalecia nos palcos.

A pandemia da Covid 19, com suas restrições à movimentação de pessoas e a imposição de novas vivências no nosso cotidiano, não só funcionou como elemento detonador das histórias, mas também fomentou um modo de produção adaptado a essa realidade. Todos os cinco episódios foram interpretados pelos atores e atrizes em regime de isolamento, monitorados e dirigidos remotamente pelos membros da equipe, cada um em sua casa.

Responsável pela codireção de dois episódios e a direção geral da série, Monique aceitou o desafio de fazer rir os quarentenados em plena vigência do coronavírus. Partindo de diferentes pontos de vista, a série aborda situações-limite causadas pela pandemia. Estas envolvem solidão e claustrofobia em tempos de isolamento, desejo sexual e ciúme em meio à luta pela sobrevivência, medo e sede de vida em estado de reclusão. Questões como as diferenças de classe e eventuais privilégios da nossa sociedade também estão contempladas na obra. Com diálogos ágeis e humor muitas vezes ácido, as peripécias entre quatro paredes dos personagens tampouco dispensam a emoção.

Como nas temporadas teatrais, o novo 5 x Comédia é um mostruário da renovação da dramaturgia de humor no Brasil. Lá estão atores, roteiristas e diretores ativos em teatro, televisão, cinema e internet. Da mesma forma, os episódios ilustram diversos comportamentos muito contemporâneos, determinados não somente pela pandemia, mas também por novos hábitos de consumo cultural e novos padrões de relacionamento interpessoal. A série respeita uma lei fundamental da comédia: falar de coisas sérias com muito humor e olhar crítico.

Abaixo, sinopses e elencos dos cinco episódios:

1. HIPOCONDRÍACO

Mais que o medo do vírus, é a paranoia do homem da casa que aflige o cotidiano de uma família reclusa. Hipocondríaco, trancado num quarto desde que apresentou sintomas suspeitos, João comanda uma estratégia de guerra. Uma mulher irritada pela falta de sexo, uma mãe idosa inconformada com a perda da liberdade e um filho pré-adolescente carente dos amigos insistem em desafiar as regras impostas. Com Gregório Duvivier, Katiuscia Canoro, Guida Vianna, Patrícia Saravy, Vinicius Calderoni.

2. COLAPSO

Em um prédio de luxo que poderia se chamar Brasil, estão as duas pontas simbólicas de um país marcado pela desigualdade social. Na cobertura vive Edgar, profissional do mercado financeiro, aflito com o colapso das bolsas. Na portaria está Zezinho, saudoso da mulher, que não vê desde que passou a dormir no emprego. A camaradagem entre porteiro e morador mal disfarça uma relação perversa de poder. Com Gabriel Godoy, Rafael Portugal, Samantha Schmütz.

3. SEXO ONLINE

Cláudia e Chico vivem na prática o ditado “quando a falta de dinheiro entra pela porta, o amor sai pela janela”. Grávida de gêmeos, ela acaba de perder o emprego. Ele, compositor desconhecido, não pode fazer os bicos habituais. Juntos, fazem as contas e se afligem com as despesas. É quando Cláudia tem uma ideia que choca o marido: se exibir como webgirl e fazer sexo com clientes pelo computador. Com Martha Nowill, Luiz Braga e Paula Burlamaqui.

4. CINDERELA

Robinson é o protótipo da “viração”. Mora num morro carioca com família numerosa e zero distanciamento social. Fera em tecnologia, o rapaz gay e de lábia malandra aproveita um chamado da chefe para tirar onda na bela casa vazia da produtora onde trabalha e posar de milionário nas redes sociais. Mas a vida de Cinderelacomeça a perder sentido quando ele conhece um crush com o codinome “Príncipe”. Com Yuri Marçal, Roberta Rodrigues, Drayson Menezes e João “Seu” Pimenta.

5. SEM SAÍDA

Um casal jovem em plena paixão é tragado no início do relacionamento pela pandemia. Gabi e Lucas passam subitamente a morar juntos, felizes da vida com a decisão. Um mês depois da convivência forçada, porém, estão prestes a se separar. O jeito é apelar para uma terapia de casal online e recordar os primeiros dias de puro amor e reclusão. Agora, da sala à cama, nada mais é como antes. Com Thati Lopes, Victor Lamoglia, Vilma Melo e Luiz Henrique Nogueira.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s