O cinema como prova de genocídio

Estreia nesta sexta, 2 de abril, às 23h no Canal Curta! o documentário de média metragem O Filme Perdido de Nuremberg. Trata-se de atração obrigatória para quem se interessa pela história do século XX e a história do cinema. O filme francês, dirigido por Jean-Christophe Klotz, recupera a história da incrível missão recebida de John Ford pelos irmãos Budd e Stuart Schulberg logo ao fim da II Guerra Mundial: procurar as fotos e filmes produzidos pelos nazistas para servirem de prova no julgamento de Nuremberg.

Os americanos sabiam que os sabujos de Hitler, em sua vaidade, tinham registrado tudo o que poderia confirmar a predeterminação de seus crimes contra a Humanidade e as atrocidades cometidas durante a guerra. A dupla saiu em busca dos esconderijos desse acervo, em boa parte já destruídos ou incinerados pelos próprios alemães. Ainda assim, o que recolheram foi espantoso. A maior parcela da iconografia hoje conhecida foi encontrada e organizada inicialmente pelos Schulberg.

O material deu origem a dois filmes, que foram exibidos durante o julgamento, constituindo a primeira vez em que o cinema serviu como evidência num tribunal. Posteriormente, os irmãos confeccionaram uma versão para os cinemas, incluindo filmagens do próprio julgamento, mas o governo americano proibiu o lançamento por considerar a exposição daqueles horrores prejudicial às novas alianças forjadas pela Guerra Fria. Os inimigos de então eram agora aliados.

Só em 2009 o filme Nuremberg: Sua Lição para Hoje viria à luz, em versão restaurada por Sandra Schulberg, filha de Stuart. Sandra é uma das entrevistadas em O Filme Perdido de Nuremberg. Outro é o filho do carrasco nazista Hans Frank, “o açougueiro da Polônia”, que jura jamais ter perdoado o pai.

O média do Canal Curta! reconta a saga dos irmãos Schulberg e incorpora cenas cruciais que eles coletaram. Entre elas, um achado chocante: a experiência “doméstica” de extermínio a gás perpetrada por Arthur Nebe, um chefão da SS. 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s