Amanda na água

RAIA 4 no streaming

Foto: Tuane Eggers, Ausgang

Amanda (Brídia Moni) tem 12 anos e uma ótima performance na natação. Mas isso não a impede de ser uma garota retraída, abúlica mesmo, e complexada por ainda não ter um corpo plenamente desenvolvido. Às restrições impostas pelo esporte soma-se a falta de espaço familiar para se desenvolver, à mercê de pais muito absorvidos pelo trabalho e por seus hábitos burgueses. Para completar, Amanda está em pleno despertar sexual, mas à margem de qualquer experiência.

Raia 4, vencedor dos prêmios da crítica, fotografia e melhor filme gaúcho no Festival de Gramado, pinta um quadro potencialmente inquietante da pré-adolescência. Um quadro em que as sucessivas frustrações podem alimentar sentimentos nocivos de competição, ressentimento e confusão afetiva. Para Amanda, a água é um refúgio, uma porta para a fantasia e o único local em que ela se sente potente – inclusive para a ação brutal que cometerá no desfecho. Fora da água, comporta-se como se estivesse no fundo de uma piscina, ou seja, deslocada dos outros e submersa num mundo interior indevassável.

Bem cuidado técnica e visualmente, embora sem qualquer intenção de inovar, o filme de Emiliano Cunha marca pontos na condução do elenco de guris e gurias da equipe de natação. Uma espontaneidade legítima transparece ali, contrastando com a introversão de Amanda. Esta, por sua vez, resulta numa personagem por demais opaca, de consistência rala para sustentar um filme inteiro em torno de si.

>> Raia 4 está nas plataformas NOW, Google Play, Apple Tv, iTunes e Youtube Filmes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s