Longe do Círio de Nazaré

NAZINHA OLHAI POR NÓS no streaming

A abertura de Nazinha Olhai por Nós é com a imagem clássica do povo se acotovelando, em ondas humanas compactas, na procissão do Círio de Nazaré. Nazinha é como o povo paraense carinhosamente chama Nossa Senhora de Nazaré, padroeira de Belém. Da multidão o filme corta para um presídio feminino daquela cidade, onde vai destacar as duas primeiras personagens: Neuza, acusada de ser mandante de um assassinato, e Raíssa, presa por envolvimento com o tráfico de drogas. Mais adiante, em outra penitenciária, vamos conhecer também Julio e Everaldo, que não negam sua participação em assaltos, homicídios e no tráfico.

O que há em comum entre eles é muito tênue. São presidiários(as) à espera de um indulto que lhes permita passar quatro dias com a família e comparecer à festa do Círio. A relação dos presos com a religião é pontuada esparsamente, inclusive com a visita de uma pequena imagem da santa à cadeia para aqueles que não recebem o indulto. Mas esse dispositivo não se mostra suficiente para sustentar a proposta desse novo documentário de Belisario Franca (Menino 23, Soldados do Araguaia).

A começar porque não se evidencia qualquer vínculo marcante entre os quatro personagens e a fé religiosa. O Círio, na verdade, é um falso dispositivo para simplesmente mostrar aquelas pessoas às voltas com seus sentimentos de culpa e suas expectativas pela liberdade. Ademais, o filme não consegue extrair uma visão menos desgastada da figura do presidiário como alguém dividido entre os papéis de vilão social e vítima de um sistema penal que não estimula a reinserção.

Acompanhando as saídas de cada um, mas perdendo completamente o elo com o Círio de Nazaré, o documentário limita-se a abrir uma fresta para o futuro incerto que os espera. Pode ser a liberdade, como pode ser a morte.

>> Nazinha Olhai por Nós está nas plataformas Now, Google Play, Vivo Play, Youtube Movies e AppleTV.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s