Tomando o pulso do mundo

Cena do filme “Omelia Contadina”

Está em cartaz até 14 de setembro a 10ª Mostra Ecofalante de Cinema, trazendo 101 filmes de 40 países, sendo 30 deles inéditos no país. Toda a programação é online e gratuita, disponível em todo o território nacional.

Alguns destaques sobressaem de imediato. O novo filme de Costa-Gavras, Jogo do Poder, é um poderoso thriller verbal sobre como a Grécia tentou sair do buraco financeiro em 2015 com um governo de esquerda. Silvio Tendler comparece com o inédito A Bolsa ou a Vida, documentário que procura discutir o “depois da pandemia”. Omelia Contadina, de JR e Alice Rohrwachter, é filme performático com uma comunidade de camponeses italianos que fazem uma “apresentação funerária” em que os mortos são eles mesmos.

Ativistas Animais, de Denis Henry Hennelly e Casey Suchan, foi filmado ao longo de 15 anos e conta a história da perseguição implacável do governo norte-americano a um grupo de ativistas que luta contra a crueldade animal. A Nova Corporação, dirigido por Joel Bakan e Jennifer Abbott – os mesmos realizadores do premiado A Corporação – revela uma nova astúcia dessas instituições: trasvestir-se de entidades “socialmente responsáveis”. O Capital do Século XXI é codirigido pelo economista Thomas Piketty, autor do best seller homônimo no qual o filme se inspira. Na forte representação africana deste ano chama atenção o documentário Softie, de montagem premiada em Sundance, que segue o percurso de um fotógrafo famoso por retratar a violência política no Quênia.

Além da vasta programação de filmes em várias mostras, haverá também debates, masterclass e um webinário. Para detalhes, consulte o site do evento.

Relaciono abaixo alguns filmes programados, com links para resenhas já publicadas aqui no site. Esta é uma boa oportunidade de correr atrás do que se perdeu em temporadas recentes.

Ar Condicionado
Hálito Azul
Chico Rei Entre Nós
Edna
Meu Querido Supermercado
O Índio Cor de Rosa Contra a Fera Invisível: A Peleja de Noel Nutels
Yaõkwa: Imagem e Memória:
Era o Hotel Cambridge
Branco Sai, Preto Fica
Futuro Junho
Um Lugar ao Sol
Stalking Chernobyl

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s