Erva do melodrama

Minari – Em Busca da Felicidade (Minari) é uma dramédia gentil para a família, com os apelos sentimentais característicos do melodrama “oriental”.  A história, inspirada na infância do diretor Lee Isaac Chung (americano de origem coreana), trata de uma família que emigrou da Coreia para os EUA e agora se muda da Califórnia para uma “casa com rodas” no campo do Arkansas.

Jacob Yi quer começar uma fazenda à moda americana, investindo o que ganhou nos últimos três anos. Enquanto isso, ele e a mulher trabalham numa granja separando pintos por sexo. No empenho de se adaptar à vida no interior, eles passam a frequentar a igreja local (fala-se que os coreanos da cidade foram para lá em fuga das igrejas coreanas). Ela, mulher da cidade, não gosta da mudança. Brigam por isso, as crianças tentam pacificá-los com gaivotas de papel escritas “don’t fight”.

Eles parecem ter cortado laços com a cultura coreana, mas a sogra de Jacob vem morar com eles, trazendo um pouco dessa tradição, simbolizada pela plantação de minari, uma erva popular na Coreia. A partir daí, o filme se concentra na relação entre a avó e o pequeno David, que a princípio a rejeita porque ela não parece “uma avó de verdade”. Não sabe cozinhar, fala palavrões e cheira à Coreia.

O filme tem três vertentes de expectativa: se a fazenda vai dar certo, se o casal vai se entender e se David vai resistir a sua insuficiência cardíaca. Os três eixos vão se encontrar no final, quando crescem as dificuldades com a fazenda, mas o filme puxa todas as cordas do melodramático.

A direção tem uma gramática simples, com muita música adocicada e boas atuações. A dramaturgia tipicamente americana e a presença de Brad Pitt como um dos produtores executivos deve ter ajudado esse filme apenas simpático a chegar onde chegou. Concorreu a seis Oscars e ganhou o de atriz coadjuvante (Yuh-Jung Youn, a avó).

>> Minari – Em Busca da Felicidade está nas plataformas Google Play, Youtube Movies e AppleTV.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s