Orientações sobre como salvar vidas

A CADA MOMENTO no streaming

O atual momento saúde pode ser oportuno para se ver A Cada Momento (De Chaque Instant), documentário que enfoca a preparação de enfermeiros numa escola de enfermagem de Montreuil, arredores de Paris. No primeiro ato, acompanhamos o treinamento básico: como higienizar as mãos com propriedade, tomar pressão e pulso, aplicar injeções, assistir partos, ministrar primeiros socorros. O método de aprendizagem inclui simulações e provoca muita hilaridade entre os estagiários. São jovens cheios de aspirações, em grande parte imigrantes, tateando as técnicas e ouvindo preleções sobre como lidar com as situações mais agudas do ofício.

O segundo ato é talvez difícil para espectadores mais sensíveis, uma vez que os aprendizes já estão testando seus conhecimentos em pacientes reais. A câmera não se desvia de procedimentos delicados que provocam dor ou incômodo. A expressão aflita, apreensiva ou mesmo curiosa dos pacientes nos coloca em seus lugares de fragilidade, a menos que exercitemos a resistência exigida dos próprios enfermeiros.

Já o terceiro ato contrasta com a excitação do primeiro. Nas entrevistas de avaliação de uma fase do estágio, os jovens refletem sobre suas relações com pacientes e orientadores. O impacto de testemunhar a morte e o enfrentamento de situações delicadas deixam marcas emocionais e põem em xeque a vocação de cada um.

Sem qualquer interlocução direta com a câmera, tudo se dá no regime da observação mais simples possível. Assim mesmo, estamos longe do modelo de Frederick Wiseman ou mesmo do francês Raymond Depardon, interessados no funcionamento de instituições. Nicolas Philibert se atém aos aspectos humanos, como já fizera no memorável Ser e Ter, sobre educação e afeto, e Le Pays des Sourds, sobre o cotidiano de deficientes auditivos.

Nesse segmento de sua obra, Philibert coleta pacientemente detalhes de determinado universo e os edita com um raro senso de arquitetura dramática. A Cada Momento pode sugerir uma certa banalidade no primeiro ato, mas o acúmulo de experiências pessoais vai formando um retrato sensível da formação de técnicas e consciências para o trabalho sublime de salvar vidas e minimizar o sofrimento alheio.

>> A Cada Momento está na plataforma Reserva Imovision

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s