Três mulheres e seus enganos

RODA DO DESTINO no streaming

O acaso dá as cartas em mais um filme do cineasta japonês da vez. Ryûsuke Hamaguchi é favorito ao Oscar de filme internacional com Drive My Car, realizado logo em seguida a Roda do Destino (Gûzen to sôzô). São três histórias envolvendo mulheres em situações inusitadas que elas pensam controlar mas são derrotadas pela sorte.

Na primeira, a modelo Meiko, ligeiramente perversa, descobre que seu ex-namorado, a quem traiu no passado, está saindo com uma de suas melhores amigas e tenta reconquistar o rapaz. No desfecho desse episódio, Hamaguchi parece querer emular o coreano Hong Sang-soo, criando duas soluções diferentes e consecutivas.

A segunda história se passa num ambiente escolar. Para vingar seu amante de uma humilhação como aluno, Nao tenta seduzir o professor lendo em voz alta um trecho erótico de um livro dele. Também aqui o erotismo verbal atua como mote dramático, impelindo os personagens para seus objetivos.

O terceiro episódio trata do encontro casual de duas mulheres que pensavam se conhecer. Um vírus teria vazado informações em massa dos computadores e celulares, fazendo com que as comunicações voltassem ao estágio pré-internet. Isso não produz nada de especial no desenrolar dos acontecimentos, mas é fascinante como o engano compartido das personagens progride para um jogo de role-playing e daí para a criação de um laço inesperado entre elas.

Hamaguchi confirma sua aptidão para narrar confluências humanas incomuns de maneira formalmente simples, mas garantidas por elencos excepcionais. As mulheres de Roda do Destino perseguem seus objetivos com um misto de malícia e inocência, bem sublinhado musicalmente pelas Cenas Infantis, de Robert Schumann.

>> Roda do Destino está no Now e no Belas Artes à la Carte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s