Coutinho em Poços de Caldas

Foto: Tuca Vieira

Depois de passar por São Paulo, no Itaú Cultural, e pelo Rio, no Instituto Moreira Salles, a Ocupação Eduardo Coutinho prossegue sua itinerância chegando ao IMS de Poços de Caldas (MG) a partir de 18 de outubro, lá ficando em cartaz até  8 de fevereiro de 2026.

Eu divido a curadoria da exposição com a equipe do Itaú Cultural, onde tudo começou em 2019, juntamente com o lançamento do meu livro Sete Faces de Eduardo Coutinho (Boitempo/Itaú Cultural/IMS). Para organizá-la, mergulhamos nos arquivos do cineasta, reunidos inicialmente no Cecip – Centro de Criação da Imagem Popular e hoje sob a guarda do IMS. A pesquisa trouxe à luz muito do processo de criação de Coutinho, especialmente os cadernos de anotações onde ele planejava seus filmes, analisava personagens, etc. Alguns deles estarão abertos aos olhos do público.

Descobrimos também a gênese de vários projetos e as transformações por que passaram até chegarem aos filmes que conhecemos. A exposição reúne muitos documentos, fotografias e objetos icônicos do seu cinema e um pouco de sua vida, como a cadeira-fetiche onde ele fazia questão que seus personagens se sentassem para entrevistá-los nos últimos filmes. Ou ainda o mapa de Araçás desenhado por Rosa em O Fim e o Princípio, a placa usada para atrair personagens para As Canções. Monitores de vídeo exibirão trechos de filmes e de depoimentos do diretor.

Os módulos expositivos cobrem os principais temas que ele abordou e aludem aos títulos de seus filmes: Santos Fortes, Jogos de Cena, Fios da Memória, Primeiras Conversas, Uma TV na Vida, Boca de Canções, etc. Aspectos mais curiosos de seus filmes são abordados nos módulos O Lugar do Silêncio, A Conversa em Crise, Citações e Paródias, O Efeito Câmera e Os Fins e os Princípios.

 

 

 

_Em Poços de Caldas, a exposição será acompanhada de uma vasta programação paralela, incluindo mostra de filmes, palestras e oficinas. Na abertura, neste sábado, haverá uma exibição de As Canções, uma visita guiada com o curador e o evento Kê Que Rola – Discotecagem e Karaokê, conduzido por MC Castor e o DJ Leopac.

Deixe um comentário