Festival do Rio 16/10

Luzes, Mulheres, Ação

Ideias sobre um feminismo à brasileira 

Eunice Gutman é uma das cineastas (e ativistas) brasileiras mais identificadas com o feminismo. Entre seus documentários sobre temas sociais, realizados desde os anos 1970, o papel das mulheres é destaque frequente. Seu novo longa-metragem, coproduzido pela Cavídeo, pode ser visto como uma espécie de súmula de sua atuação nesse setor.

O título Luzes, Mulheres, Ação talvez sugira um filme sobre cinema feminino, mas não é isso. Eunice propõe uma breve cronologia das conquistas das mulheres desde a Revolução Francesa, passando pelas sufragistas do século XIX e até chegar à primeira geração de grandes feministas brasileiras. Trechos de filmes anteriores seus trazem testemunhos de guerreiras como Rose Marie Muraro, Romy Medeiros, Heloneida Studart, Moema Toscano, Benedita da Silva, Nélida Piñon e Heloísa Buarque de Hollanda. Para as gerações mais jovens, que eventualmente não a conhecem, é uma boa introdução a um grupo de mulheres que, influenciadas por Simone de Beauvoir, fundaram o Centro da Mulher Brasileira (1975), a primeira iniciativa organizada do gênero por aqui.

Elas falam de uma época em que rejeitar o casamento podia ser um marco de comportamento, e as leis obrigavam as mulheres a obterem autorização do marido para viajarem sozinhas. Heloneida contando como sua babá aprendeu e lhe ensinou a ler, ou Benedita explicando que sua conscientização veio na adolescência vivida nas ruas, são relatos que emocionam e denotam particularidades de um feminismo à brasileira.

Quando se volta para a atualidade, nos 25 minutos finais, o filme se fragiliza um pouco, deixando de criar um elo mais visível com o passado. O exemplo de uma comunidade matriarcal chinesa parece bastante curioso, mas não se expõe uma possível relação – se é que ela existe – com a realidade do resto do mundo. As imagens de passeatas recentes no Brasil e a abordagem de um feminismo negro emergente complementam esse histórico que vale, principalmente, pelo seu teor retrospectivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s