Mãe fatal

OBSESSÃO

Um encontro de duas carências – eis o ponto de partida de OBSESSÃO (Greta), o novo filme de Neil Jordan. Aproximadas por uma razão fortuita, a jovem Frances (Chloë Grace Moretz) e a madura Greta (Isabelle Huppert) parecem preencher as necessidades recíprocas. Frances perdeu a mãe há pouco tempo e está relativamente sozinha em Manhattan. Greta diz ter a filha estudando música em Paris. Uma relação mãe-filha se esboça para logo ser abortada por revelações cada vez mais doentias.

Neil Jordan é um craque ao explorar laços afetivos em convulsão, como vimos em Traídos pelo Desejo, À Procura do Destino, Fim de Caso e Café da Manhã em Plutão. Aqui temos duas síndromes curiosas. Da parte de Greta, uma psicopatia maternal que a leva a extremos opostos do que seria aquele instinto. Do lado de Frances, uma privação que talvez atraia (invoque) inconscientemente a obsessão de Greta até o limite do sobrenatural.

A trama psicológica pode ter um fundo complexo, mas este fica submerso por uma camada grossa de cânones do gênero terror e suspense. Neil Jordan cede tanto à fórmula da ligação fatal que, desde a primeira sequência, pela forma como enquadra a bolsa esquecida no banco do metrô, já percebemos que o acaso é carta fora do baralho. Dali em diante, é relativamente fácil prever cada curva da trama, ainda que, a certa altura, ele incida no clichê do sonho para nos fazer uma “pegadinha”.

O que surpreende, então, é como a direção, a interação das atrizes, o dinâmico trabalho de câmera e a montagem excitante driblam essas limitações para oferecer, afinal, um thriller gótico intenso, com momentos realmente aterradores. Caprichando na caracterização de franzina sinistra, Isabelle Huppert garante nossos melhores pesadelos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s