Machado redivivo no Cosme Velho

No último fim de semana, passei bons momentos sob os eflúvios de Machado de Assis. No Casarão Austregésilo de Athayde, ali bem perto de onde morava o “Bruxo do Cosme Velho”, um grupo liderado por Gisela de Castro está encenando – melhor seria dizer “degustando” – o conto Linha Reta e Linha Curva.

O espetáculo habita – não sem certa ironia carinhosa – os espaços externos e internos do casarão onde viveu o ex-presidente da ABL. A plateia, limitada a 40 pessoas, é tratada como visitantes de uma mansão do século 19, tendo a sua disposição até mesmo leques para afugentar alguma eventual onda de calor. A doce sensação de intimidade em tudo colabora para envolver o público na atmosfera do conto.

É do amor que se fala. Mas de um amor que finge se negar, se dissimula e se encorpa através de estratagemas – a tal linha curva. Restam, no fundo da taça, sinais de que, na paixão, tanto tecemos suas tramas quanto somos tecidos por ela.

A direção de Dudu Sandroni é feliz em respeitar letra por letra os diálogos de Machado, mas sem cair na pompa “literária”. O elenco – Gustavo Falcão (excelente, embora projete a voz além do necessário), Paula Sandroni, Gisela de Castro, Otto Jr., Gláucio Gomes e Paulo Hamilton – aproveita todas as deixas que a graciosa filosofia do texto oferece. E ainda há espaço para simpáticas citações de Roberto Carlos.

Esse é o tipo de peça que nos devolve um sentido lúdico e puro do teatro. Poucos recursos, muita sugestão e uma total sintonia com o sabor do texto original.

Para quem quiser curtir essa deliciosa piscadela do mestre Machado, a peça está em cartaz nas segundas e terças, às 15 horas, e nos sábados e domingos, às 17h30. Para reservas, use os telefones 8820-1600 ou 2556-5265. E apure-se, caro leitor, pois, ao contrário dos amores recíprocos, a cena começa pontualmente.       

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s