Conto de fada nas quadras de tênis

KING RICHARD: CRIANDO CAMPEÃS no streaming

A rigor, não há nada que distinga esse filme da média hollywoodiana de histórias de família, obstinação e sucesso. A ascensão (até então improvável) de alguém como a afro-americana Venus Williams e, em seguida, de sua irmã Serena no mundo branco do tênis é contada pela ótica da tenacidade de seu pai, Richard Williams (Will Smith). A receita está lá por inteiro: união familiar, crença em si mesmo, lições de orgulho e humildade. O filme concorre a seis Oscars: filme, roteiro original, montagem, ator, atriz coadjuvante e canção.

Ainda assim, fui surpreendido pela forma como o filme contorna os clichês, transpira simpatia e sugere à perfeição as várias etapas por que passam os heróis. A encenação dos treinamentos e das partidas, assim como dos respectivos ambientes, é simplesmente primorosa, a par de uma montagem super esperta. O elenco é conduzido com apuro pelo diretor Reinaldo Marcus Green, tanto nas interações dentro da família Williams como nos contatos com o mundo do esporte.

Um fator que ameniza o aspecto formulaico do filme são as complexidades pontuadas ao longo dos 144 minutos. Richard é um pai rigoroso e devotado ao sucesso das filhas, mas também é cobrado por menosprezar o papel da mulher (Aunjanue Ellis) e relega os filhos de uma união anterior. Sua convicção no “planejamento” feito para as duas filhas tenistas o torna uma pessoa arrogante e de decisões temerárias. Se tudo acabou dando certo, como deu verdadeiramente com Venus e Serena, o mérito é de uma cultura que fez dos contos de fadas um modelo de realidade.

King Richard: Criando Campeãs está na HBO Max, Google Play, AppleTV e Youtube Movies   

Um comentário sobre “Conto de fada nas quadras de tênis

  1. Pingback: Oscars: o que escrevi sobre os indicados | carmattos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s