A paixão de Sérgio Britto

A ÚLTIMA GRAVAÇÃO no Festival do Rio

Foto: Guga Melgar

A paixão de Sérgio Britto pelo teatro esteve perto de transcender a morte. Aos 85 anos, o ator colocou a sua fragilidade em cena em duas peças desafiadoras de Samuel Beckett: A Ultima Gravação de Krapp e Ato sem Palavras I. Ele expunha seu corpo debilitado e enfrentava com o garbo de sempre o texto e os silêncios ressecados do dramaturgo da solidão e do vazio da existência humana.

Isabel Cavalcanti, que lhe propôs os desafios e o dirigiu, apresenta agora no Festival do Rio o que vem a ser a despedida do ator. A ÚLTIMA GRAVAÇÃO, finalizado em conjunto com a montadora Célia Freitas, traz os registros das peças e momentos da convivência de Isabel e Sérgio durante os ensaios e as apresentações. De certa forma, é uma transcendência para o ator falecido em 2011.

Sérgio concordou com o crítico Macksen Luiz quando este escreveu que Krapp era “um Sérgio Britto reinventado por Isabel Cavalcanti”. Isso é verdade, mas também ecoa o interesse permanente de Sérgio por se reinventar ao longo da carreira, associando-se a encenadores como Amir Haddad, Gerald Thomas, Luiz Fernando Lobo e a própria Isabel.

Nas duas peças, uma relação intensa se estabelecia entre o ator e seus personagens: um homem no fim da vida que está perdendo a memória, obcecado por gravar sua história, e outro que não consegue sair do palco, sendo arremessado o tempo todo de volta à cena.

A ÚLTIMA GRAVAÇÃO é um testemunho comovente da tenacidade de Sérgio e da fértil relação entre uma jovem desbravadora do teatro e um titã sempre aberto a experiências radicais. Será exibido nesta terça, 17/12, às 18:00 no Estação Net Gávea 1 e 2, e na quarta, 18/12, às 15:15 no Estação Net Rio 3.

3 comentários sobre “A paixão de Sérgio Britto

  1. Pingback: Meus filmes preferidos em 2019 | carmattos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s