Fun in Xochimilco

Foi a minha amiga jornalista Maria do Rosário Caetano, uma apaixonada pelas coisas mexicanas, quem primeiro chamou minha atenção para essa curiosidade na periferia da Cidade do México. Quando estive lá, em 2019, não perdi tempo. Separei uma tarde para conhecer Xochimilco, a “Veneza mexicana”.

Com seus canais singrados por traineiras coloridas batizadas com nomes de mulheres, Xochimilco é o último vestígio da civilização azteca. No século XX, foi imortalizada no melodrama Maria Candelaria, de Emílio “Índio” Fernandez, fotografado por Gabriel Figueroa. Dolores Del Río fazia o papel de uma vendedora de flores vítima de difamação. As flores são uma tradição do lugar, cujo nome significa justamente “campo de flores” no idioma Nahuati.

Os passeios pelos canais se dão numa algaravia de vendedores de flores, bebidas (o pulque em especial) e a música dos mariachis que animam as embarcações. É tudo muito “típico” e turístico, mas não deixa de ser uma experiência singular.

Na época em que eu e Rosane lá estivemos, o Lula estava na prisão, daí a presença do banner “Lula Libre” que empunhamos durante toda aquela viagem ao México.

O título do vídeo brinca com o título original de O Seresteiro de Acapulco, hit dos anos 1960 com Elvis Presley. A duração é de 12 minutos.

6 comentários sobre “Fun in Xochimilco

  1. Que lugar mais lindo, Carlinhos! Florido, colorido, musical…Que dica maravilhosa! Adorei fazer esse passeio singular pela cultura popular do México…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s