Arquitetos do Poder

Poder e limites da mídia

Concluída um campanha eleitoral encarniçada, é bom ver este doc de Vicente Ferraz e Alessandra Aldé sobre o poder e os limites da comunicação sobre os resultados de eleições. O filme tenta fazer uma reflexão sobre as relações da imprensa e dos homens de marketing com as candidaturas presidenciais desde a época de Getúlio e até a reeleição de Lula em 2006.

A falta de uma maior pesquisa histórica reduz bastante a objetividade da análise no período mais antigo. Só quando as campanhas se midiatizam e o material de arquivo fica volumoso, sobretudo a partir dos anos 1990, é que Arquitetos do Poder se mostra mais efetivo. De maneira geral, somos reapresentados aos fatos mais conhecidos das campanhas – somente as presidenciais –, sem o conteúdo revelador que se espera de um filme sobre o tema.

Mesmo assim, mais se abrindo para a crônica política que se aprofundando nos misteres do marketing eleitoral, o filme tem a virtude de rever a História por um ângulo específico. Nessas eleições de 2010, a grande mídia brasileira fez sua escolha e a dissimulou às vezes vergonhosamente. Mas, como outras ocasiões já indicaram, a convicção dos (e)leitores pode repor a democracia nos seus eixos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s