Mesquitas de Istambul

Em maio de 2015 visitei a Turquia pela segunda vez. Istambul, hoje tão abalada pelo terrorismo, é uma das cidades que mais aprecio no mundo pelo seu mix de modernidade e ecos históricos, sua extrema vivacidade e a elegante beleza de sua posição à beira do Bósforo.

Um dos principais atrativos de Istambul é, sem dúvida, suas mesquitas. Os minaretes perfuram o céu por toda parte, compondo um horizonte inconfundível. Segundo a Wikipedia, em 2007 havia 2944 mesquitas ativas na cidade. Algumas são marcos incontornáveis de qualquer estada turística, outras são tesouros semi-escondidos à espera de um visitante mais desbravador.

Na foto à esquerda estou posando com o busto de Mimar Sinan (1490–1588), arquiteto-chefe do Império Otomano, responsável pela construção de algumas das mais fabulosas mesquitas turcas.

Seja nas grandes estruturas, seja nas de escala menor, o que sempre impressiona é a proliferação de abóbadas, a decoração minuciosa de todas as superfícies, os megatapetes de colorido exuberante e os amplos pátios de convivência e ablução dos fiéis na entrada de cada mesquita.

Pela amostra que colhi e editei no vídeo abaixo, podem-se perceber as similitudes e diferenças entre dez mesquitas do centro de Istambul e do mítico bairro de Usküdar, a saber:

Mesquita Azul
Santa Sofia (antiga mesquita convertida em igreja católica e hoje em museu)
Fatih
Suleymaniye
Mesquita Nova
Rüstem Pacha
Nuruosmaniye
Mihrimah
Atik Valide
Sakirin (a única decorada por uma mulher)

Assistam em tela cheia e com som.

8 comentários sobre “Mesquitas de Istambul

  1. Atenção especial para Rosane Nicolau sorvendo uma taça de vinho em décor privilegiado. Lembra Juliette Binoche. Ou Juliette Binoche lembra Rosane…

  2. Mesquitas e imagens deslumbrantes. E é tudo verdade. Tomara que dias mais calmos retornem, lá e cá. Parabéns! bjs Susana

  3. Olá Carlinhos !

    Sensacional, não tinha pensado em ir lá, agora vai para a minha lista de locais de desejo de conhecer, deslumbrante, agradecido peal viagem.

    Forte abraço,

    Carlos R. S. Moreira ( Beto )

  4. Nossa, que lindo! Obrigada por me levar para lá. Um dos destinos que sempre quis conhecer. Perdi a chance. Não poderia existir melhor apresentação do que a dos seus olhos. E que tristeza dá…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s