Festival do Rio: Eu, Pecador

“Onde foi que eu errei?”, canta Agnaldo Timóteo ao final do documentário. Para quem viu o filme até ali, não é difícil responder. As cenas reunidas por Nelson Hoineff não são particularmente enobrecedoras para o personagem, mas não se pode negar que expressam a sua veia de polemista falastrão e contraditório.

Expor seu despeito contra astros da MPB como Chico Buarque e João Gilberto é uma espécie de esporte favorito, mesmo que logo em seguida ele possa estar falando maravilhas sobre os mesmos nomes. Com os políticos não é diferente. Disposto a jogar “verdades” na cara de qualquer um, Timóteo gosta de bancar o franco-atirador. Num dado momento, conta que esteve a ponto de matar Leonel Brizola.

Com EU, PECADOR Hoineff amplia sua galeria de figuras controvertidas, como Paulo Francis, Chacrinha e, em menor grau, Cauby Peixoto. De todos, Timóteo é o mais escrachado. O documentário o acompanhou durante a fracassada campanha a vereador, em 2016. Mas a carnadura do filme é mesmo uma seleção de materiais de arquivo em que Timóteo, com seus figurinos pavorosos, canta, faz performances na política, brada contra as elites e o racismo, bate boca e paga micos na TV.

O tema da sexualidade é um dos que mais abastecem a sua metralhadora giratória. Quanto à sua própria, já nos créditos iniciais ele está entoando uma canção em que pede perdão pelos “amores proibidos”. Timóteo não poupa elogios e lágrimas pelos rapazes que passaram por sua vida.

Os retratos realizados por Nelson Hoineff têm a virtude de encarar de frente os lados claro e escuro dos personagens. São filmes inclementes, quase agrestes em sua maneira de expor. EU, PECADOR talvez dependa mais que o conveniente da mera exteriorização que Timóteo faz de si mesmo. De qualquer forma, isso já basta para quem quiser entreouvir as confissões de um pecador impenitente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s