Festival do Rio: Henfil

Uma ideia muito simpática anima o documentário HENFIL: um grupo de jovens animadores se reúne para pesquisar o trabalho de Henfil e realizar um pequeno filme com seus personagens. A partir desse dispositivo – o making of de um curta de animação -, a diretora Ângela Zoe rabiscou um perfil biográfico com o uso de filmes de Super 8 rodados por Henfil em suas viagens, entrevistas e participações do artista em programas de TV, fotos de família, cartas e depoimentos de velhos companheiros como Ziraldo, Jaguar, Tárik de Souza e Sergio Cabral (o pai, é claro).

O que ressalta é a conhecida verve crítica de Henfil, o seu humor libertário que não deu sossego à ditadura. Talvez em função da hemofilia, ele não sofreu perseguição política comparável à de outros artistas de sua estirpe. O seu pincel de nanquim era afiado também contra quem transigisse com o regime militar, fosse qual fosse o motivo. Elis Regina e Roberto Carlos que o dissessem.

Henfil é mostrado em sua multiplicidade de suportes e expressões: cartuns, colunas de jornal, literatura, teatro de revista, televisão e cinema. O longa que ele dirigiu em 1987, Tanga – Deu no New York Times? é mui justamente espinafrado por Jaguar. Não faltam, ainda, referências ao caráter nômade do mineirinho de origem. A temporada em Nova York, por exemplo, revela uma contradição entre o discurso auto-elogioso (“foi um desafio à minha imobilidade, eu estava sendo paparicado demais”) e o motivo real da viagem, que era tratar da saúde.

Desafio mesmo foi, para os animadores, colocar em movimento o traço espontâneo e minimalista do Fradim, Bode Orelana, Zeferino, Graúna, Ubaldo o Paranoico, Caboco Mamadô, Urubu, Bacalhau e a Cucaracha. Os meninos ganham bronca de Ziraldo, estímulos de Aroeira e inspiração do espírito inquieto de Henfil para, enfim, apresentarem seu trabalho nos créditos finais. Com direito a computação gráfica e grito de “Diretas Já”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s