O anti-Sebastião Salgado

O filme de hoje (0h15 de quarta) na mostra de filmes africanos do Canal Brasil é uma produção do Máli, o sétimo maior país em tamanho e um dos que têm a cultura mais rica do continente. É de lá que vem a tradição dos griôs, os guardiões da memória, que têm a função de transmitir a história do país.

O documentário Dolce Vita Africana trata da memória fotográfica do Máli. Não do país inteiro, mas de uma parcela privilegiada da população, aquela que frequentava o estúdio do fotógrafo Malick Sidibê e formava seu grupo de amigos.

Malick Sidibé é um antípoda de Sebastião Salgado. Virou celebridade mundial – prêmio Hasselblad e Bienal de Veneza – sem nunca apontar as lentes para um africano miserável. “Fotografia, para mim, é juventude e alegria”, diz ele para a câmera de Cosima Spender nesse doc realizado para as TVs BBC e ZDF. Sidibé fez sua fama nos anos 1960 e 70, quando Bamako, a capital do Mali, vivia sua dolce vita, embalada por música cubana, congolesa e americana. Era a época dos clubes de baile, de jovens seminus nas praias e de uma atitude voltada para a modernidade.

Hoje o fotógrafo está mais caseiro, cercado por suas quatro esposas e 15 filhos. Dolce Vita Africana reúne esses velhos amigos para rememorar os bons tempos e reviver um baile com os rigores de então. Rigor à maneira africana, é claro, com muita cor e descontração.

Sidibé e seus amigos (não há lugar para mulheres protagonistas nessa sociedade muçulmana) fornecem um ponto de vista curioso da história recente do Mali, centrado nos costumes e no pragmatismo. Levam também a câmera a um gostoso passeio por Bamako. Por vezes, Cosima planta o tripé em frente ao estúdio de Sidibé e assiste à dolce vita de hoje passar pela calçada. É fascinante.

Em filmes como Eu, um Negro e Jaguar, Jean Rouch soube como absorver e problematizar essa maneira de se divertir e se relacionar ludicamente com as culturas estrangeiras. Ainda que de maneira superficial, Dolce Vita Africana traz de volta aquele sentimento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s