Agnès Jaoui, irresistível

Jaoui

Agnès Jaoui, Jamel Debbouze e Jean-Pierre Bacri em "Enquanto o Sol Não Vem"

Desde que os documentários viraram trendy, viraram também tema de filmes de ficção. Exemplos recentes são o francês A Quase Verdade, o Grey Gardens da HBO e os brasileiros Ouro Negro e Mulheres Sexo Verdades Mentiras

Mas nenhum resolveu melhor essa equação do que o francês Enquanto o Sol  Não Vem, em cartaz no Rio. Aqui uma ativista feminista em fase de balanço íntimo vai visitar sua irmã, com quem tem uma diferença de fundo familiar. É quando o filho da veterana empregada argelina resolve fazer um doc sobre a militante famosa, juntando-se a um repórter que deve ter se formado na escola Irmãos Marx de telejornalismo.

O resultado é hilariante e ao mesmo tempo muito sério. A tumultuada realização do doc é o veículo para todos tentarem resolver suas pendências pessoais, que incluem separação conjugal, adultério, envolvimento com a política, velhas queixas familiares, relações de classe. O tal doc funciona também como uma sátira do voluntarismo com que as pessoas saem hoje em busca da “realidade”, com uma câmera de vídeo na mão e um punhado de ideias confusas na cabeça.

Agnès Jaoui, diretora e atriz principal, volta à plena forma demonstrada em O Gosto dos Outros. Sua direção é fluida, natural e atenta aos menores detalhes. Seu roteiro (escrito em parceria com o extraordinário ator Jean-Pierre Bacri) é um primor de concisão, desenvolvendo uma estrutura multiplot dentro de uma trama única. Os personagens se transformam interiormente, embora as situações aparentemente não se modifiquem entre o início e o final do filme.

A ligação da cineasta e cantora Agnès com o Brasil (ela grava MPB em seus CDs e adotou duas crianças brasileiras) reponde pela presença de cenas documentais nordestinas numa ilha de edição visitada pelos personagens.  

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s