Programa legal

BOA SORTE, LEO GRANDE no streaming

O star-system tem dessas coisas. Por mais diversificados que tenham sido seus papéis ultimamente, Emma Thompson continua fortemente associada aos clássicos de Shakespeare, às adaptações literárias de época e à franquia Harry Potter. Por isso é divertido vê-la se preparando para fazer um boquete num garoto de programa em Boa Sorte, Leo Grande (Good Luck to You, Leo Grande). É um papel sem dúvida ousado, em que a atriz se expõe fisicamente na idade madura e flerta com a concupiscência (para usar um termo empregado nos excelentes diálogos escritos por Katy Brant).

Emma é “Nancy Stokes” uma professora de Religião aposentada, viúva e insatisfeita com uma vida sexual até então anódina. Querendo aventura e jovialidade, ela contrata “Leo Grande” (Daryl McCormack) para um programa em quarto de hotel, mas não sabe o que fazer diante do corpão escultural e da simpatia profissional do rapaz. No primeiro encontro, age como se estivesse a caminho de uma imolação. Outros se seguirão, levando a que o relacionamento dos dois atinja certa densidade e algumas tensões.

Num filme camerístico, dependente somente dos dois atores e de uma linguagem simples, a diretora Sophie Hyde explora os pormenores de uma situação na qual o desejo esbarra no constrangimento e o interesse humano se debate com os códigos da prestação de serviço. Emma e Daryl administram à perfeição as várias camadas dos personagens, deixando que as minúcias de expressão facial e corporal informem sempre mais do que as falas exprimem.

O humor desse contraste, a cargo principalmente das hesitações e decisões da reprimida “Nancy”, são suficientes para que o filme seja visto como comédia, mas não chegam a transformar os personagens em meros veículos de comicidade. Há um lastro de ternura e cuidado mútuo a sustentá-los – e a conquistar nossa simpatia.

>> Boa Sorte, Leo Grande está na plataforma AppleTV.

Deixe um comentário