É Tudo Verdade: Atentamente

Chuvas de Verão, o memorável filme de Cacá Diegues sobre o amor na terceira idade, ganhou um “primo” no documentário colombiano Atentamente. Libardo e Alba são dois moradores de uma casa de repouso para idosos. Dele sabemos alguma coisa através das difíceis conversas com uma filha, que vem visitá-lo depois de muitos anos afastada. Dela não sabemos nada, a não ser que parece um pouco alienada da realidade e guarda uma foto de sua juventude.

Dos dois percebemos que gostam da companhia um do outro. Pode-se dizer que estão enamorados. Libardo junta dinheiro para conseguir pagar uma noite de hotel, quando o casal poderá desfrutar da intimidade que não têm na instituição. Na TV, os ecos das novelas parecem comentar a sua situação.

A jovem diretora Camila Rodríguez Triana fez um trabalho muito cuidadoso, nos tênues limites entre o flagrante e a auto-encenação. Na maior parte do tempo, filmou Libardo e Alba apartados dos demais moradores, o que os deixou completamente imersos em seus afazeres silenciosos. Ou nas tímidas interações de amantes interditados. Libardo é fotógrafo e Alba, sua modelo preferida. O título do filme em português deveria ser “Atenciosamente”.

Ali a morte ronda as camas com regularidade e é recebida com uma rotina ritualística e melancólica. Essa sombra, lançada desde a primeira sequência, vai contaminar a relação do casal enquanto eles se entregam a uma pequena fantasia que pode ser a última.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s