GROENLÂNDIA, O ELDORADO DO GELO
O canal Curta! lavra um tento com a exibição, nesta sexta-feira (30/1) às 21h, do documentário de média metragem Groenlândia, o Eldorado do Gelo (Groenland, l’Eldorado des Glaces). Produzido para a televisão francesa, fornece um contexto ampliado de uma das principais questões geopolíticas da atualidade.
Quantos de nós já sabíamos que os EUA tentam comprar a Groenlândia desde pelo menos 1860? A importância estratégica adquirida durante a II Guerra fez crescer a presença militar estadunidense. Em 2019, ainda no seu primeiro mandato, Donald Trump abriu outra frente de cobiça. Em nome da segurança nacional, ele quer se apossar dos minerais raros abundantes no território groenlandês e reduzir a ingerência chinesa na economia local.
O documentário encontra uma população dividida. Cerca de 80% dos habitantes apoiam o projeto de independência em relação à Dinamarca. Muitos, porém, aceitariam a gestão dos EUA, que por sua vez tem infiltrado espiões para estimular os sentimentos antidinamarqueses. O tabuleiro não é simples, como mostram as opiniões opostas de alguns entrevistados.
Desde ameaças imaginárias plantadas pelos distintos interesses, num padrão de guerra híbrida, até o medo de um colapso da Otan, vários são os fatores em jogo no que diz respeito àquela vastidão de gelo habitada por apenas 57 mil pessoas. O risco de derretimento do gelo groenlandês, aliás, representa outro risco ambiental de proporções gigantescas.
Entre as várias facetas de complexidade do assunto, uma das mais irônicas é um certo sentimento surgido recentemente no povo inuit, que representa quase 90% da população: os avanços de Trump levaram o mundo a perceber melhor sua existência.
>> Groenlândia, o Eldorado do Gelo estreia no canal Curta! dia 30/1 ás 21h. Reprises: dia 31/1 à 1h e às 17h; dia 1/2 às 21h35; dia 2/2 às 15h; dia 3/2 às 09h. A partir do dia 30/1, fica disponível nas plataformas Curta On, Amazon Prime Video e Claro TV+.



