De Caligari a Nelson

As Noivas de Nelson

As Noivas de Nelson

Ontem à noite pensei que fosse rever um velho amigo depois de quase 20 anos. Eu estava na estreia da primeira encenação profissional de Marco Antonio Braz, o monólogo Ária de Serviço, de Victor Giudice, no CCBB-Rio, em 1991. Desde então, Braz mudou-se para São Paulo, bebeu na fonte de Antunes Filho e virou referência em Nelson Rodrigues. Nunca mais o vi nem a nenhum de seus trabalhos.

Fui ontem conferir As Noivas de Nelson, em cartaz no Solar de Botafogo. O diretor não estava presente, mas pude entender por que Marco Antonio Braz se tornou um dos melhores do país. Sua reunião de cinco contos da série A Vida Como Ela É não deixa ponta sem nó (como bem diria uma tijucana de Nelson). Antes mesmo de começar o espetáculo, a presença de uma espécie de caixão em pé no centro do palco já nos sintoniza com o expressionismo de O Gabinete do Dr. Caligari. O gestual dos atores, a maquiagem, a iluminação e outros recursos cênicos vão confirmar a pegada expressionista que sublinha o humor desconcertante dos textos.

Uma das grandezas de Nelson Rodrigues é que ele pode ser lido da forma mais naturalista possível – e será trágico – ou da maneira mais expressionista – e será tragicômico. Esta montagem optou pela segunda e bota a gente com riso na boca e a bunda na ponta da cadeira. A direção de Braz e o esmero dos atores da Cia. Paulista de Artes servem minuciosamente ao vocabulário de Nelson, sem querer ser maior que ele nem aceitando humildemente ser menor.

Uma dica para quem for à peça: tente ser o(a) felizardo(a) a pegar o buquê na hora dos aplausos. Vale a pena.

Dia desses vou ver A Alma Boa de Setsuan, de Brecht, que deu a Braz o Prêmio Shell de melhor direção em São Paulo e agora está em cartaz no Teatro dos 4. Se eu der sorte, vou poder abraçá-lo. E será não apenas o abraço de um amigo saudoso, mas o de um fã como outro qualquer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s