O incrível exército de Santiago

MEMÓRIA CUBANA
de Alice Andrade e Iván Nápoles

(Memória Cubana será exibido hoje, quarta, às 19h30 no Cinemark Downtown, dentro da programação do É Tudo Verdade)

Iván Nápoles passou à história do cinema quando baixou a câmera para enquadrar as chinelas de Ho Chi Minh caminhando no Vietnã. Ele era um dos bravos cinegrafistas do ICAIC que registraram as primeiras décadas da Cuba revolucionária e suas missões no Vietnã, Camboja e África. Hoje um simpático senhorzinho habanero, guarda em vários cadernos escolares as memórias do tempo em que trabalhava sob as ordens de Santiago Álvarez. Alice Andrade o convocou para codirigir essa ótima rememoração dos Noticieros ICAIC, um tesouro do documentarismo latino-americano.

As recordações, muitas divertidíssimas, dos velhos colaboradores de Álvarez fazem o encanto de Memória Cubana. Somem-se a isso as preciosidades do acervo e temos uma atração imperdível. Enquanto vemos cenas memoráveis de clássicos como Ciclón, 79 Primaveras e Hasta la Victoria Siempre, conhecemos detalhes saborosos do método de trabalho dos Noticieros. “O que filmei não está à altura do que passei”, conta um dos cinegrafistas que filmaram os combates de Playa Girón, em 1961. Em outro bom momento, o montador Idalberto Gálvez praticamente reivindica a autoria do antológico curta Now!, explicando como editou e criou o impacto do filme a partir das fotos e das músicas que Santiago Álvarez simplesmente lhe entregou.

O roteiro de Alice Andrade explora muito bem os vários momentos da história do Noticiero – do surgimento como nascedouro de um cinema legitimamente cubano, em 1960, até a fase “crítica” dos anos 70 e seu desaparecimento com a crise da economia cubana na década de 90. Ressurgem ali lugares, pessoas e cenas que fizeram do cinejornal um gesto de criação, e da História, um vigoroso ponto de vista.  

Um comentário sobre “O incrível exército de Santiago

  1. Pingback: Romance e sobrevivência em Cuba e além | carmattos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s