Bergman vai ao bar

BAR PLANETÁRIO BERGMAN

Toda quarta-feira, às 20h30, quinze pessoas têm o privilégio de compartilhar uma homenagem bem peculiar ao centenário de Ingmar Bergman. Acontece no Instituto do Ator, na Rua da Lapa 243, onde Celina Sodré mantém seu bunker criativo. BAR PLANETÁRIO BERGMAN é uma experimentação coletiva. Dentro da moldura teórica de Jerzy Grotovski (evocado num texto lido por Celina no início da peça), cada ator escolheu um ou mais trechos de falas de filmes de Bergman e os situou no ambiente de um bar.

É possível identificar tramas e sentimentos de “Persona”, “Sonata de Outono”, “Da Vida das Marionetes”, “O Ovo da Serpente” e vários outros. Mas o que conta de verdade é a maneira como o elenco se apropria desse material e enfatiza a potencialidade teatral presente nos monólogos e diálogos de Bergman. Chamam atenção, ainda, o teor de fisicalidade de uma obra geralmente identificada com o psíquico, assim como o nível de explicitude com que o sueco se referia ao sexo.

Para se credenciar à pequena plateia, é preciso colocar o nome e o dia no evento do Facebook ou enviar um email para celinasodr@gmail.com. O Instituto do Ator não cobra ingresso, mas aceita contribuições numa caixinha.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s