Tudo sobre Bergman

Bergman no papel de Duncan, na primeira montagem de "Macbeth" que dirigiu, em 1939

Bergman no papel de Duncan, na primeira montagem de “Macbeth” que dirigiu, em 1939

Em matéria de aproximar o cinema do teatro, poucos artistas no mundo podem rivalizar com Ingmar Bergman (1918-2007). Se realizou mais de 60 filmes para cinema e televisão, no teatro esse número ultrapassou 170 peças, aí compreendidas as encenações em TV e no rádio. Muitos de seus atores favoritos foram levados do teatro para o cinema. Parte de seus filmes foram adaptados para o palco em várias cidades do mundo. A própria cena teatral foi tematizada com frequência nos seus filmes. O teatro, como ele disse, era sua mulher; o cinema, a amante.

O site oficial de Bergman, mantido pela fundação sueca que leva seu nome, cobre sua produção nas duas áreas. Cada filme ou trabalho teatral é apresentado com sinopse, ficha técnica, fotos e algum material multimídia. Por sua vez, o link “On stage” relaciona todas as montagens de textos de Bergman nos diversos países, registrando inclusive a montagem paulista de Ghosts (Espectros) em 2011.

Algumas curiosidades: Cenas de um casamento, Fanny e Alexander e Sonata de outono são os roteiros mais procurados pelos produtores de teatro. Enquanto vivo, Bergman nunca permitiu que Persona, O sétimo selo ou A fonte da donzela fossem levados ao palco. Depois de sua morte, todos os roteiros foram liberados.  

Um comentário sobre “Tudo sobre Bergman

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s