Dez anos foi quanto duraram a Guerra de Troia e a vigência do famigerado AI-5.
Dez anos é o tempo que uma lata de metal demora para se decompor naturalmente.
É o tempo de garantia dos produtos Tupperware e o que separa a Revolução Russa de O Cantor de Jazz, o primeiro filme sonoro.
Este blog completa hoje dez anos no ar.
Iniciei-o no Dia dos Namorados de 2009 com este post e o título inicial “…rastros de carmattos”. Na época, achava que ainda podia voltar com o Docblog de O Globo (vade retro!) e desdenhava das redes sociais (santa arrogância…)
Desde então, tenho publicado com regularidade quase monástica sobre cinema, principalmente, mas também aqui e ali sobre teatro, livros, política e minhas viagens.
Agradeço as visitas dos amigos que frequentam este espaço e me prestigiam com seus comentários. Orgulho-me sobretudo dos 724 assinantes que recebem notificações automáticas de cada post publicado.
Antes de assoprar as dez velinhas, transcrevo abaixo a mensagem recebida do crítico Ely Azeredo, uma das referências da minha formação:
“No décimo aniversário do blog carmattos saudamos a retomada (ainda que limitada a um jornalista) da prática da coluna diária de cinema – inaugurada em 1946 por Moniz Vianna no pioneiro “Correio da Manhã”. A partir da segunda metade dos anos 1970 as editorias restringiram a atuação dos críticos a espaços mínimos, rebaixando seu trabalho a pouco mais que “dicas” de consumo.
Acessível a todos no dia a dia, Carlos Alberto Mattos reafirma a dignidade de nosso ofício”.
Por fim, mas não por menos, dedico esta efeméride à Rosane Nicolau, minha eterna namorada.
Que venham muitas décadas de puro prazer para os cinéfilos. Parabéns e obrigada pela alegria semanal nesses tempos estranhos!
Dez anos, Carlinhos! Parabéns!
Multiplicando por quatro, é quase o tempo que nos conhecemos! Abraço e sucesso sempre!
Parabéns Carlinhos. Vc contribui mto para a reflexão sobre cinema. Desejo que tenhamos muitas e muitas décadas pela frente. Grande abraço da amiga e leitora fiel Susana.
Parabéns Carlinhos!
Vida longa e sucesso ao blog Carmattos!
78
Carlinhos, parabéns pela demonstração de persistência, pois, de liberdade José Umberto
Carlinhos, querido, um poucão do pouquinho que sei sobre docs, devo à vc e a seu blog, livros e tudo o mais. Obrigado, amigo!
Dez! também para esse projeto.
É pra comemorar mesmo!
Parabéns.
Aos próximos dez.
Maravilha de blog decano heim…Parabéns pelo trabalho e dedicação, e por deixar rastros bem marcados por esses 10 anos. Vai ter comemoração? abs
Sou seu fan. Nao pare jamais! Congratulations! Abs. Canosa
Carlinhos, não podia deixar de exaltar os 10 anos de sua faina dedicada e criativa que nos ilumina nestes tempos difíceis de trevas, muita brusquidão e pouca inteligência. Parabéns pela sua luta e coragem artística, profissional e ética. Orgulho!
Parabéns!!
Parabéns querido, acompanho sempre.bjs,Aida. *Aída Marques* *Professora Doutora Associada * *Departamento de Cinema e Vídeo * *Instituto de Artes e Comunicação Social* *Universidade Federal Fluminense – UFF*
*Aída Marques* *Associate Professor, PHD in Cinema * *Departamento de Cinema e Vídeo * *Instituto de Artes e Comunicação Social* *Universidade Federal Fluminense – UFF*