Dez anos

Dez anos foi quanto duraram a Guerra de Troia e a vigência do famigerado AI-5.

Dez anos é o tempo que uma lata de metal demora para se decompor naturalmente.

É o tempo de garantia dos produtos Tupperware e o que separa a Revolução Russa de O Cantor de Jazz, o primeiro filme sonoro.

Este blog completa hoje dez anos no ar.

Iniciei-o no Dia dos Namorados de 2009 com este post e o título inicial “…rastros de carmattos”. Na época, achava que ainda podia voltar com o Docblog de O Globo (vade retro!) e desdenhava das redes sociais (santa arrogância…)

Desde então, tenho publicado com regularidade quase monástica sobre cinema, principalmente, mas também aqui e ali sobre teatro, livros, política e minhas viagens.

Agradeço as visitas dos amigos que frequentam este espaço e me prestigiam com seus comentários. Orgulho-me sobretudo dos 724 assinantes que recebem notificações automáticas de cada post publicado.

Antes de assoprar as dez velinhas, transcrevo abaixo a mensagem recebida do crítico Ely Azeredo, uma das referências da minha formação:

“No décimo aniversário do blog carmattos saudamos a retomada (ainda que limitada a um jornalista) da prática da coluna diária de cinema – inaugurada em 1946 por Moniz Vianna no pioneiro “Correio da Manhã”. A partir da segunda metade dos anos 1970 as editorias restringiram a atuação dos críticos a espaços mínimos, rebaixando seu trabalho a pouco mais que “dicas” de consumo.
Acessível a todos no dia a dia, Carlos Alberto Mattos reafirma a dignidade de nosso ofício”.

Por fim, mas não por menos, dedico esta efeméride à Rosane Nicolau, minha eterna namorada.

12 comentários sobre “Dez anos

  1. Que venham muitas décadas de puro prazer para os cinéfilos. Parabéns e obrigada pela alegria semanal nesses tempos estranhos!

  2. Dez anos, Carlinhos! Parabéns!
    Multiplicando por quatro, é quase o tempo que nos conhecemos! Abraço e sucesso sempre!

  3. Parabéns Carlinhos. Vc contribui mto para a reflexão sobre cinema. Desejo que tenhamos muitas e muitas décadas pela frente. Grande abraço da amiga e leitora fiel Susana.

  4. Carlinhos, querido, um poucão do pouquinho que sei sobre docs, devo à vc e a seu blog, livros e tudo o mais. Obrigado, amigo!

  5. Maravilha de blog decano heim…Parabéns pelo trabalho e dedicação, e por deixar rastros bem marcados por esses 10 anos. Vai ter comemoração? abs

  6. Carlinhos, não podia deixar de exaltar os 10 anos de sua faina dedicada e criativa que nos ilumina nestes tempos difíceis de trevas, muita brusquidão e pouca inteligência. Parabéns pela sua luta e coragem artística, profissional e ética. Orgulho!

  7. Parabéns querido, acompanho sempre.bjs,Aida. *Aída Marques* *Professora Doutora Associada * *Departamento de Cinema e Vídeo * *Instituto de Artes e Comunicação Social* *Universidade Federal Fluminense – UFF*

    *Aída Marques* *Associate Professor, PHD in Cinema * *Departamento de Cinema e Vídeo * *Instituto de Artes e Comunicação Social* *Universidade Federal Fluminense – UFF*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s