Liubliana (não) me engana

Dois dias na capital da Eslovênia

Se a região dos Balcãs não está no roteiro turístico da maioria dos brasileiros, muito menos está a pequena Eslovênia. Entre o fim da II Guerra Mundial e a desintegração do bloco soviético, a República da Eslovênia pertencia à Iugoslávia, assim como a Croácia, a Sérvia, a Macedônia, Montenegro e a Bósnia-Herzegóvina. De 1990 para cá, o país independente cuidou de reafirmar sua identidade.

Quando estivemos por lá, em 2014, visitamos o Lago Bled e a capital, a amável Liubliana. Ali encontramos o charme de uma pequena cidade do Leste europeu que não cedeu aos apelos do urbanismo capitalista moderno. No panorama que se descortina do alto do seu castelo, contam-se nos dedos os edifícios com mais de cinco andares. Predominam as construções renascentistas e neoclássicas, muitas destas de autoria de Jože Plečnik, o arquiteto mais identificado com a cidade.

Liubliana conquista nossa simpatia pelo colorido das ruas, a alegre presença de muitos estudantes e a harmonia com que a cidade se organiza em torno da colina do castelo e do estreito e tortuoso rio Liublianica. Na praça mais concorrida do centro histórico, reservada aos pedestres, ficam a bela Igreja Franciscana, com sua fachada rosada, e a curiosa Ponte Tripla, três pontes paralelas por onde os eslovenos desfilam seu cotidiano sem nenhuma pressa.

Esse vídeo de 16 minutos cobre os pontos mais interessantes do nosso passeio de dois dias pela tranquila Liubliana. Com direito a uma ponte de vidro, uma “ordenha” automática para compra de leite e um dia de trotes entre a bonita estudantada eslovena.

6 comentários sobre “Liubliana (não) me engana

  1. Nossa, que joia este pequeno filme: as tomadas, a musica…Obrigada pela viagem sem sair de casa há meses…

  2. Um dia essa pandemia vai acabar, as fronteiras vão ser reabertas e poderemos voltar a botar o pé na estrada. Linda cidade, que está há tempos na minha lista de desejos. Abçs.

  3. Liubliana lembra Bratislava, a capital da República Eslovaca.

    Enviado do meu iPhone

    >

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s