Hoi An, um cantinho no Vietnã

Em nossa viagem ao Vietnã, em 2002, incluímos no roteiro uma pequena cidade da qual nunca tínhamos ouvido falar e só descobrimos durante a pesquisa preparatória. Hoi An fica no Leste do país, à beira do Mar da China, e é recortada de canais que emanam do caudaloso Rio Thu Bom.

Nos séculos XV a XIX, Hoi An foi um importante porto comercial, o que legou à cidade um patrimônio arquitetônico curioso, repleto de contribuições indígenas, chinesas, japonesas e francesas. Quando a visitamos, estava um pouco descuidada, com muitas construções manchadas pelo tempo. Ainda assim, valeu a pena caminhar pelas ruas calmas da “Hoi An Antiga”, coloridas pelo pitoresco dos chapéus vietnamitas, dos vendedores ambulantes e dos riquixás.

A famosa “Ponte Japonesa”, alguns templos antigos e o vistoso Assembly Hall chinês se destacaram às nossas vistas. Um mercado extremamente buliçoso, que dá para um porto hoje modesto, também chamou nossa atenção. Para completar, fizemos um passeio num pequeno barco pelos canais que se abrem para o mar.

Vejam o vídeo gravado em Mini DV:

Outros vídeos meus do Vietnã: Movimento Hanói   /   Saigon Blues

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s