A filha que veio do futuro

PEQUENA MAMÃE no streaming

Quando a pequena Nelly perde sua querida avó, se vê numa situação de certo desamparo. Ela está ajudando os pais a esvaziarem a casa onde sua mãe passou a infância. Sentindo-se virtualmente sozinha após a partida da mãe, Nelly passa a viver uma fantasia no bosque ao redor da casa. Encontra uma menina com o mesmo nome de sua mãe, Marion, que está justamente construindo a casa de brinquedo que a mãe construiu quando criança. Um paradoxo temporal coloca frente a frente mãe e filha com a mesma idade.

Não importa muito definir se é apenas uma produção da imaginação de Nelly para compensar o luto e a solidão, já que ela passa a conviver também com a avó recém-falecida em idade mais jovem. Não importa se é apenas mais uma fabulação livre de Céline Sciamma em torno das potencialidades da infância, como no inesquecível Tomboy. O que conta de verdade em Pequena Mamãe (Petite Maman) é o encanto da hipótese de uma mãe e uma filha ajustarem a temporalidade de uma amizade que toda mãe e filha almejam. Afora o aspecto intrigante – comum às ficções científicas – de alguém visitar um fragmento do passado e levar notícias do futuro.

Céline conduz esse conto como um filme de terror suave, gênero tangenciado desde o início com a aparição súbita da mãe no quarto escuro, a história da pantera negra ao pé da cama e a ênfase no som da respiração de Nelly. Uma série de elementos parecem invocar o sobrenatural, seja o manuseio dos objetos de infância da mãe guardados pela avó, seja as brincadeiras das meninas com a morte. O filme, porém, trata esses ingredientes com total simplicidade, sem se apoiar em nenhum tipo de efeito. O trânsito entre os dois tempos se dá como uma mera caminhada entre as árvores.

As irmãs Joséphine Sanz e Gabrielle Sanz tornam plausível o misto de inocência e precocidade atribuído às meninas Nelly e Marion. Os olhares delas transmitem um mundo de sutilezas para além das poucas palavras e da reserva com que o filme as trata. Em sua sedosa naturalidade, Pequena Mamãe oferece alguns momentos que comovem nossa imaginação.

>> Pequena Mamãe está nas plataformas Prime Video, Youtube Movies, Google Play e AppleTV.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s