Estive em Barcelona pela segunda vez em maio de 2010. Ao contrário da primeira, nessa visita eu e Rosane pudemos explorar a cidade com mais vagar e mais abrangência. O vídeo abaixo resume nossas andanças pela capital catalã. Alertados logo de saída pela inscrição vista na rua: “Catalonia is not Spain”. Aquele se considera um país à parte.
As obras de Antoni Gaudí – arquitetura e mobiliário delirantes – ocuparam um bocado do nosso tempo: o Parque Guell, a basílica da Sagrada Família e sua construção interminável, as casas Milà, Batlló e Amatller com seus terraços surrealistas. Estivemos também na Fundação Miró e batemos perna pelo fascinante Bairro Gótico, as concorridas Ramblas, a frenética Barceloneta, o aprazível jardim de Miramar com suas vistas da cidade e o tranquilo e “árabe” El Raval.
Flagramos diversos músicos de rua e uma ruidosa saída de casamento na igreja de Santa María del Mar. Visitamos o belíssimo Palau de la Música Catalana, o coloridíssimo mercado de La Boquería e as instalações das Olimpíadas de 1992. Da Plaza Colón e do Port Vell saímos em passeio de barco pelo litoral da cidade a bordo de Las Golondrinas.
Barcelona tem o porte de uma grande cidade, mas ao mesmo tempo conserva um ar relax que poucas grandes cidades têm. E uma personalidade própria dentro do cenário espanhol. A Catalunha tem sua língua, seu parlamento, seus artistas e sua cultura particulares. Muitos catalães desejam a separação total em lugar da simples autonomia. Para o turista, tanto faz, desde que Gaudí, Miró e o charme de Barcelona continuem de braços abertos.
Nota: O vídeo é dos tempos da MiniDV, quando não havia imagens em alta definição e estabilizador nas câmeras. A música é de Alberto Iglesias, trilheiro habitual de Pedro Almodóvar.
Estive em Barcelona visitando uma aluna querida. Saudade de La Rambla, da arte de Gaudi, do som catalão.
Barcelona não se parece com nenhuma outra cidade. Um museu a céu aberto. As torres e cores de Gaudí são puro astral. Um lugar para se ficar de bem com a gente e com os outros. O que vc faz das suas viagens é cinema. Que delícia! Bjo
Concordo inteiramente, Elida, e agradeço seu olhar.
Amei conhecer Barcelona pelos seus olhos. Adorei Gaudi. É uma arquitetura humanizada. Bjs
Tenta ir lá um dia. Vale muito a pena. A cidade é uma delícia.