É Tudo Verdade: Hoje é o Primeiro Dia do Resto da sua Vida

O documentário doméstico brasileiro é levado a um expoente de emoção em Hoje é o Primeiro Dia do Resto da sua Vida. Depois de cinco anos de espera na fila de adoção, o casal de cineastas Isabel Bechara e Sandro Serpa recebe, enfim, a notícia de que um bebê de quatro meses espera por eles. A partir desse momento, os dois começam a filmar um ao outro no processo ansioso, receoso, comovido e feliz de receber Gael.

O cinema é parte da vida deles (leiam minha resenha de Onde Quer que Você Esteja), mas aqui há muitas razões especiais. Trata-se de uma mudança relativamente brusca na vida deles, ocorrida em plena pandemia (2021) e durante um governo que representava ameaça à vida. A chegada de Gael era um sopro de esperança. Havia, ainda, a intenção de registrar tudo aquilo para um dia mostrar a Gael que ele foi um filho esperado com desejo e carinho.

É exatamente isso o que passa para o espectador, que compartilha os momentos de medo, descoberta e ternura do novo trio (ou quarteto, se juntarmos o afetuoso cachorrinho Miguilin). Os primeiros contatos visuais e depois físicos com o bebê, o primeiro fim de semana em casa, o primeiro mamão amassado… Falando assim, pode-se pensar numa sucessão de clipes de bebê adorável no Youtube. Nada mais diferente. E o que faz a diferença é o senso de construção fílmica de Sandro e Isabel, e a disposição dos dois para refletir diante da câmera sobre cada passo da jornada.

Essas reflexões, diga-se, não pretendem nada além de expressar as emoções simples de recomeçar a vida em nova configuração, preparar a casa e os corações para um novo tempo. Que, por sorte, trouxe também a eleição do Lula em 2022 e o alívio, pelo menos momentâneo, de uma primeira infância mais saudável para Gael.

Eis um filme sobre algo muito básico e ao mesmo tempo tão fundamental. Faço minhas as palavras do meu colega Alysson Oliveira num comentário entre nós: “Fico feliz desse filme existir”.

09/04/2024 às 20h30 – Espaço Itaú de Cinema Augusta
10/04/2024 às 19h30 – Cinemateca Brasileira (Sala Grande Otelo)
12/04/2024 às 20h30 – Estação Net de Cinema Botafogo
13/04/2024 às 17h30 – Estação Net de Cinema Rio (Sala 5)  

Deixe um comentário