De volta a Grey Gardens

Maysles

Na imagem acima, o ator Arye Gross interpreta o documentarista Albert Maysles dando a Edith Beale uma importante lição sobre o cinema de não-ficção. É uma cena do telefilme Grey Gardens, que a HBO reprisa ainda uma vez neste domingo, às 15h45.

Grande sucesso da TV americana em abril último, Grey Gardens traz os Irmãos Maysles como personagens de uma dramatização. O ponto de partida e chegada é o doc que eles fizeram em 1975 com as decadentes mãe e filha Beales, respectivamente tia e sobrinha de Jackie Kennedy. Jackie também é personagem, e a visita dela às parentas é um dos melhores momentos do telefilme, que acabou com um certo sabor de F. Scott Fitzgerald.

É interessante ver como um documentário serve de motivação e “consultoria” para uma dramatização. Gera um modelo, digamos, “autêntico” para nortear toda a encenação daquilo que não estava contido nele: o passado, as conversas com câmera desligada, o making of etc. Vale a pena correr à locadora e ver também o filme dos Maysles, lançado em DVD pela Videofilmes, para melhor curtir as fantásticas interpretações – melhor dizendo, reencarnações – de Jessica Lange e Drew Barrymore. E também o trabalho de cenografia que revive os diversos momentos da mansão-título, em East Hampton, nas fases de glamour e da mais completa decadência.

O Grey Gardens documental virou um clássico do cinema direto, mas talvez só tenha dado lucro com suas “adaptações”. Em 2006, para musical da Broadway (o primeiro inspirado num doc), e agora para essa requintada e competente recriação da HBO Films.        

Um comentário sobre “De volta a Grey Gardens

  1. Carlos,
    Só posso duplamente lamentar: por não achar aqui o DVD do Grey Gardens, e por não dispor da HBO na grade da Net.
    Scott Fitzgerald? Foi longe, hein? Abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s