A Fita Branca, de Michael Haneke (foto abaixo), foi apontado como o melhor filme de 2010 pela Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ). Reunidos na noite de ontem, 16 críticos cariocas elegeram os melhores do ano e uma nova diretoria da associação para o período 2011-2012.
A lista dos 10 melhores do ano – eclética como o grupo de associados – inclui grandes sucessos populares como o brasileiro Tropa de Elite 2, o argentino O Segredo dos seus Olhos e o anglo-americano Kick-Ass – Quebrando Tudo. E também obras de diretores há muito consagrados como Bellocchio, Scorsese, Polanski e Woody Allen. Todos estarão em breve numa mostra no CCBB-Rio. São eles, em ordem de votação:
- A Fita Branca, de Michael Haneke
- Tropa de Elite 2, de José Padilha
- Vencer, de Marco Bellocchio
- Mother, de Bong Joon-Ho
- Um Homem Sério, de Joel e Ethan Coen
- O Segredo dos seus Olhos, de Juan José Campanella
- O Escritor Fantasma, de Roman Polanski
- A Ilha do Medo, de Martin Scorsese
- Tudo Pode Dar Certo, de Woody Allen
- Kick-Ass – Quebrando Tudo, de Matthew Vaughn
Reatando com uma tradição abandonada nos últimos anos, a ACCRJ escolheu também dois acontecimentos como as “Melhores Iniciativas para a Valorização do Pensamento Cinematográfico” em 2010. Entre os eventos, elegeu a Mostra John Ford no CCBB, pelo conjunto de filmes em cópias excelentes e pela qualidade dos “periféricos” (catálogo e curso). No campo das publicações, o destaque foi para a retomada e reedição histórica da revista Filme Cultura.
Na mesma reunião, os críticos cariocas elegeram Mario Abbade (O Globo e www.almanaquevirtual.uol.com.br) como novo presidente da ACCRJ. A nova diretoria é composta ainda pelo vice-presidente Luiz Fernando Gallego (www.criticos.com.br), o secretário Daniel Schenker (Jornal do Brasil e www.criticos.com.br) e o tesoureiro Leonardo Luiz Ferreira (www.almanaquevirtual.uol.com.br).