Cinema Paraibano – Memória e PreservAção

Soube através do indispensável Almanaque da Rosário (e-mails divulgados pela jornalista Maria do Rosário Caetano) que uma parte importante da memória cinematográfica paraibana está prestes a ser resgatada. O projeto, aprovado pela Petrobras, tem o título deste post e está sendo tocado por Fernando Trevas Falcone e Lara Amorim, professores da UFPB. Até meados de 2013, eles vão restaurar e digitalizar o acervo do Nudoc – Núcleo de Documentação Cinematográfica da UFPB.

Em sua maioria nas bitolas de Super 8 e 16mm, o tesouro inclui pepitas de grande valor para completar o mapa da cinematografia da região. Falcone citou algumas:

Gadanho (João de Lima e Pedro Nunes, 1979) mostra os catadores que vivem do lixão de João Pessoa. Quando exibido, provocava forte reações da plateia. A miséria estampada na tela é contudente.

Mestre de Obra (Newton Júnior, 1982) acompanha a vida de um operário. A música é de Chico César.

Celso Pós-Milagre (Vânia Perazzo, 1982). A rotina parisiense de Celso Furtado, o mais renomado dos paraibanos cassados pela ditadura.

Não conheço a Lara, mas admiro muito a inteligência e a capacidade do jornalista Fernando Trevas Falcone. Ainda não li a sua dissertação de mestrado na USP, “A Crítica Cinematográfica na Paraíba e o Cinema Brasileiro – Anos 50 e 60”, mas levo muita fé. Naquele estado e período havia uma forte colaboração entre críticos e cineastas, sendo que a Associação de Críticos local frequentemente aparece como coprodutora de filmes. Linduarte Noronha, diretor de Aruanda, foi um dos que circularam entre os dois ofícios.  

Além da recuperação do acervo, Fernando e Lara pretendem realizar uma mostra e publicar um livro com reflexões sobre a produção e com o resumo dos debates que devem acontecer durante o evento. Querem também criar um site para divulgar os filmes e, se houver possibilidade, disponibilizá-los para os internautas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s