Um conto de duas cidades

Baseado no romance homônimo de Luiz Ruffato, Estive em Lisboa e Lembrei de Você é um filme que nos cativa aos poucos, mansamente. Mineira ou lisboetamente. Começa em Cataguases, terra de Sérgio, o personagem central, um homem cândido em sua ingenuidade e otimismo. O hábito de ofertar florezinhas de papel às mulheres que admira vai marcar sua trajetória. Primeiro, um casamento que logo vai se mostrar bem menos perfeito do que parecia. Em seguida, a emigração para Lisboa, na esperança de ganhar muitos euros e “voltar patrão”. Ali Sérgio vai oferecer sua florzinha a uma prostituta, abrindo as portas para mais um romance incerto.

Nas duas cidades, o diretor José Barahona (português radicado no Brasil) lida muito bem com personagens e locações reais, num tom semidocumental que nos sintoniza imediatamente com o espírito dos lugares. Em Lisboa, mergulhamos no pequeno mundo dos imigrantes, sobretudo brasileiros, numa época (2005) em que os sonhos de sucesso com o “novo Portugal” começavam a fazer água. Em sua inabalável boa fé, Sérgio vai encontrar tanto a solidariedade de outros companheiros quanto as armadilhas preparadas para gente como ele.

Coprodução luso-brasileira, o filme é narrado com serenidade e parcimônia, dando mais ênfase ao desenho dos personagens do que à construção de um plot. Barahona utiliza composições expressivas e belas elipses, além de se beneficiar de um elenco de caras desconhecidas e perfeitamente adequadas a seus papéis. Gostei sobretudo da atuação “branca” e mineiríssima de Paulo Azevedo no papel central e do trabalho luminoso de Renata Ferraz (atriz brasileira imigrada para Lisboa) como a sinuosa Sheila. Destaque-se ainda a participação de Henrique Frade no personagem do Dr. Fernando, criação análoga à vida do ator, mas que também pode ser vista como uma versão pervertida do Dr. Pangloss, o mentor do Cândido de Voltaire.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s