Uma comédia que vira coisa séria

O cinema coreano tem um apetite de gênero como nenhum outro. Eles se enfiam até o pescoço nas convenções, sejam elas do filme de ação, da comédia, do drama ou do terror. O MOTORISTA DE TÁXI, escolhido pela Coreia do Sul para concorrer ao Oscar (já eliminado), tem uma caractrerística curiosa. À medida que seu personagem central vai adquirindo consciência da situação política do país durante a Revolta de Gwangju em maio de 1980, também o filme vai se reacomodando em diferentes gêneros: da comédia ao drama histórico, dai à ação, ao suspense e ao melodrama.

Romanceando um bocado a história real que lhe deu origem, o longa conta a saga de um modesto taxista de Seul que conduziu um repórter da TV alemã na perigosa missão de entrar na cidade de Gwangju sitiada pelo Exército e abalada por manifestações contra a ditadura militar. A princípio alienado, simplório e oportunista, o chofer vai passar por uma profunda – e edificante – transformação. O que se apresentava, então, como um comédia light na linha do buddy movie, explorando o contraste entre o taxista burlesco e o jornalista impassível/arrogante, vai evoluir para um pesado drama de conscientização individual e heroísmo coletivo.

As caracterizações são bem ingênuas, dentro de um modelo típico coreano onde não cabem maiores sutilezas. Um vilão empapuçado de ódio anticomunista exemplifica a tendência a transformar uma tragédia política numa espécie de bang-bang individualizado. Essa foi a maneira que o diretor Jang Hun e o(a?) roteirista Eom Yu-na encontraram para aproximar as plateias atuais de um evento que marcou a história da redemocratização da Coreia. A produção é muito eficaz na descrição logística da época e na encenação do massacre que ceifou a vida de um número incerto de centenas de pessoas, em sua maioria jovens e estudantes. Coisa séria, que o filme aos poucos se “conscientiza” para bem dimensionar.

Um comentário sobre “Uma comédia que vira coisa séria

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s