Faro extravagante

BORDER

O termo inglês border tem um sentido vasto. No caso do filme BORDER, cobre tanto a fronteira em que Tina trabalha como farejadora de irregularidades, quanto o limite entre espécies e gêneros. O roteiro se baseia na novela homônima de John Ajvide Lindqvist, autor do original de Deixe Ela Entrar, fantasia igualmente romântica e espantosa sobre a relação entre um menino e uma pequena vampira.

Em BORDER, a peculiar Tina literalmente fareja mentiras e sentimentos como medo, culpa e vergonha entre os passantes na alfândega sueca. Um dia, um homem com características físicas semelhantes às suas desarma sua perícia e a intriga de maneira especial. Ela encontra nele uma alma gêmea que vai despertar seus instintos adormecidos e instigar curiosidade por suas origens reais.

No pano de fundo de uma história misteriosa no limite do extravagante, temos um libelo contra a crueldade humana e, mais especificamente, o abuso infantil. Para chegar aí, o diretor Ali Abbasi, de origem iraniana, certamente investiu seu interesse pela fronteira possível entre dois mundos tão distantes quanto o Irã e a Suécia.

Eva Melander e Eero Milonoff sem maquiagem

Contou com dois atores fenomenais, recobertos de pesadas próteses e maquiagem, que valeram ao filme uma indicação ao Oscar. Eva Melander, secundada por Eero Milonoff, passa com extrema habilidade das reações psicológicas humanas mais corriqueiras a uma sensibilidade animal assustadora. A escolha de Tina entre o mundo dos homens e o dos trolls (criaturas antropomórficas da mitologia escandinava) encerra esse conto fantástico com um toque de estranha ternura.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s