Mais filmes sobre campanhas eleitorais

Marcelo Brennand nas filmagens de “Porta a Porta”

Quando fiz a curadoria da Mostra Viva a Democracia, em cartaz na plataforma Itaú Cultural Play, tive que abrir mão de vários filmes por razões diversas. Os padrões da plataforma delimitam um certo tamanho para a mostra e também as condições técnicas das cópias digitais disponíveis, o que não era atendido por alguns títulos. Houve casos também em que o compromisso das produções com outras plataformas impedia a exibição nesse evento.

Uso, então, esse espaço para destacar outros filmes brasileiros que merecem a atenção do público nesse período em que as eleições dominam corações e mentes no país.

A História dos Ganha-pouco, de Roberto Gervitz (1977)
Documentário rodado num bairro da periferia de Osasco (SP), acompanhando a trajetória de dois moradores que se candidataram a vereador – um pela Arena e outro pelo MDB.
Disponível no Vimeo

A Próxima Vítima, de João Batista de Andrade (1983)
Policial transcorrido em meio às eleições de 1982. Uma sucessão de crimes misteriosos, ocorridos no bairro do Brás, em São Paulo, muda o cenário da cidade. Um repórter de TV envolve-se pessoalmente no caso ao se apaixonar por uma jovem prostituta.
Disponível na Tamanduá-TV

Patriamada, de Tizuka Yamasaki (1984)
Misto de documentário e ficção. Durante a campanha pelas Diretas Já, uma jornalista faz a cobertura dos eventos e se envolve romanticamente com um rico empresário metido na política.
Disponível no Youtube em cópia de má qualidade

Céu Aberto, de João Batista de Andrade (1986)
Documentário sobre a eleição indireta de Tancredo Neves como primeiro presidente civil após a ditadura e a doença que lhe tirou a vida pouco antes da posse.
Filme não disponível online

Intervalo Clandestino, de Eryk Rocha (2005)
Em meio ao caos das ruas cariocas no período pré e pós-eleitoral de 2002, a atenção se volta para pessoas comuns de diversas profissões que tecem comentários e reflexões sobre as perspectivas políticas do país.
Disponível no Vimeo on demand

Porta a Porta, de Marcelo Brennand (2008)
Documentário sobre as estratégias dos cabos eleitorais de candidatos a vereador em Gravatá, interior de Pernambuco. Doze anos depois o diretor voltou a Gravatá para fimar a ficção Curral.
Filme disponível em DVD

Arquitetos do Poder, de Alessandra Aldé e Vicente Ferraz (2010)
Documentário que reflete sobre as relações da imprensa e dos homens de marketing com as candidaturas presidenciais desde a época de Getúlio e até a reeleição de Lula em 2006.
Disponível no Youtube

O Candidato Honesto, de Roberto Santucci (2014)
Comédia sobre um político corrupto que se candidata à presidência da República.
Disponível na Netflix, Now, Telecine Play e Globoplay

O Brado Retumbante, de Fábio Rogério e Marcelo Ikeda (2016)
Uma reflexão sobre os discursos dos principais candidatos a partir da propaganda política obrigatória para a eleição presidencial de 2014.
Disponível no Vimeo

Macaco Tião – O Candidato do Povo, de Alex Levy Heller (2017)
A história da inusitada campanha de um chimpanzé do zoológico do Rio para prefeito da cidade, nas primeiras eleições municipais pós-ditadura.
Disponível na Looke, Globoplay e AppleTV

Impávido Colosso, de Fábio Rogério e Marcelo Ikeda (2018)
A partir da propaganda política obrigatória para a eleição presidencial de 1989, uma reflexão sobre os discursos dos principais candidatos e sua atualidade nos rumos políticos do Brasil de 2018.
Disponível no Vimeo

Curral, de Marcelo Brennand (2020)
Homem humilde é recrutado por seu amigo de infância, candidato a vereador, para ajudar na conquista de votos numa cidade nordestina fustigada pela seca.
Disponível na Netflix

Fora da Bolha, de Marcelo Luna (2020)
Documentário sobre a influência das redes sociais nas eleições de 2018.
Disponível no Youtube

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s