Yes, nós sabemos copiar

Pierre Baitelli e Malu Rodrigues em "O Despertar da Primavera"

Pierre Baitelli e Malu Rodrigues em "O Despertar da Primavera"

As montagens de Charles Moeller e Claudio Botelho estão conseguindo desmentir uma noção que pautou por muito tempo as discussões sobre o que seja a nossa identidade nacional: a incapacidade de copiar.

Paulo Emílio Salles Gomes via nessa incapacidade o grande trunfo da chanchada. Como não tínhamos condições técnicas e artísticas de fazer filmes de gênero como Hollywood, então partíamos para a avacalhação. Matar ou Correr, para os westerns. Nem Sansão, nem Dalila, para os épicos bíblicos. Antropofagicamente, devorávamos a cultura estrangeira e cuspíamos a sátira. Debochávamos de nós mesmos e perseguíamos assim o sucesso.

Nada mais distante dessa lógica do que a versão brasileira do musical O Despertar da Primavera, atualmente em cartaz no Teatro Villa-Lobos, no Rio. A impressão de cópia é inevitável e assumida. A peça emula signos comuns da ópera rock sobre rebeldia e sacrifício juvenis, como Hair, Tommy, The Wall. A leve erotização das meninas lembra os ensaios do fotógrafo de ninfetas David Hamilton. O elenco canta em português, mas com uma ênfase de pronúncia e tonalidade muito próxima do canto da Broadway.

É um pastiche, sim, mas só os muito ranzinzas encontram motivos para reclamar. A graça e a competência com que tudo é feito torna praticamente impossível  qualquer rejeição. E basta ler o texto de apresentação da peça para compreender que, em meio a toda imitação, há boa dose de autoria e diferença. Por isso saímos orgulhosos do teatro, tocados por uma aura que só possuem os espetáculos quase perfeitos, da primeira cena até o apagamento das últimas luzes do palco.

Além de fazer um teatro autenticamente original (Zé Celso, Antunes, Aderbal etc), também sabemos copiar o que é bom.    

3 comentários sobre “Yes, nós sabemos copiar

  1. Pingback: Os números de 2010 « …rastros de carmattos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s