http://cinecasulofilia.blogspot.com
Pode ser a visão de um cachorrinho solitário na sacada de um edifício ou o último filme de Alain Resnais. Pode ser um velho drama japonês meio esquecido ou a última aventura cinematográfica da jovem turma cearense. Pode ser o filme brasileiro da vez ou as invenções de Chantal Akerman. Você nunca sabe o que vai encontrar no blog de Marcelo Ikeda. Mas uma coisa é certa: seja qual for o assunto, vai se deparar com uma reflexão sólida e pessoal sobre o cinema.
Crítico, curador, professor e ex-funcionário da Ancine, Ikeda também é um cineasta bastante particular. Seus filmes – diversos curtas e os longas Desertum e Êxodo – giram quase sempre em torno da vida privada do autor, num registro que se poderia chamar de experimental-circunspecto. Ele é afeito a diários e cartas em vídeo. Da mesma forma, seus escritos não têm a ambição de falar para o mundo.
Embora inclua cotações dos filmes comentados, Cinecasulofilia é mais o recanto de culto e meditação de um amante do cinema. Casulo de cinefilia. A aparência simples do blog, sugerindo papel antigo, contrasta com a sofisticação do pensamento do autor.
Pingback: Cinecasulofilia « Marcelo Ikeda
Realmente o blog é fantástico. E é raro encontrar gente do meio que se expresse abertamente! Às vezes tenho a sensação de que alguns se escondem atrás de textos vazios. Valeu a dica.