Peneira Digital: Horror

Entre minhas atribuições na redação da revista Filme Cultura consta editar a seção Peneira Digital. Ali resenhamos endereços virtuais sobre cinema que vale a pena destacar na imensa esfera da internet. Vou publicar aqui no blog as dicas que já demos nos números 50 e 51 da revista. Aí vai a primeira:

http://www.horrorbrasileiro.blogspot.com

Para a jornalista e professora Laura Cánepa, o cinema brasileiro é um horror. Melhor explicando: ela estuda a história do horror nos filmes nacionais, tema de sua tese de doutorado em Multimeios na Unicamp (2008). O blog Medo de Quê? é resultado e continuação da tese. Em páginas de fundo negro com links vermelhos, traz textos e informações sobre uma seleção de 150 filmes por onde se esgueira o tal “sentimento-horror”.

Laura não tem medo de cruzar fronteiras de gênero na sua pesquisa, razão por que inclui um policial como A próxima Vítima, de João Batista de Andrade, um clássico marginal como Prata Palomares, de André Faria Jr., ou um algodão doce como Pluft, o Fantasminha. Capítulos importantes de seu estudo cobrem as manifestações do terror nas pornochanchadas da Boca do Lixo e a possibilidade de se falar em estilos especificamente brasileiros para o tratamento cinematográfico do horror.

Mas, afinal, aquele é um blog. Daí que sua autora também cobre o lançamento de novos filmes e eventos dedicados ao cinema fantástico. A pesquisa de Laura, por sinal, serviu de base para a Mostra Horror no Cinema Brasileiro, apresentada em Brasília e no Rio em 2009. Há ainda uma boa lista de links para artigos, teses, entrevistas e vídeos sobre o assunto.    

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s