Premiados do Recine

Loki – Arnaldo Batista, de Paulo Henrique Fontenelle, e Babás, de Consuelo Lins, ganharam os prêmios de melhor filme (longa e curta, respectivamente) da 9ª edição do Recine – Festival Internacional de Cinema de Arquivo. Na cerimônia de encerramento, ontem (sexta) à noite, no Arquivo Nacional, Loki ganhou também o prêmio de melhor roteiro de longa-metragem. O júri oficial – composto por Patrícia Montemór, Patricia Rebello e José Inácio Parente – escolheu como melhor diretor de longas Lírio Ferreira, por O Homem que Engarrafava Nuvens, que também levou o prêmio de melhor longa do júri popular. O público apontou como melhor curta Aquelas Mulheres, de Matilde Teles e Verena Kael.

Fiquei todo orgulhoso com dois alunos da minha oficina que subiram ao palco. Fabio Evangelista recebeu o prêmio de melhor contribuição à linguagem cinematográfica por Trabalho e Pão, uma comovente evocação da história da favela da Maré a partir de um dispositivo engenhoso. Fábio projetou fotos e trechos de filmes (docs e fics) sobre uma réplica de palafita existente no Museu da Maré. O efeito, belíssimo, produz diversas camadas significantes num trabalho que reúne cinema e instalação. Silvia Rachel saiu da festa com uma menção especial do júri pelo seu divertido Onde Está o Ditador?. Usando cenas de arquivo de marchas militares, desfiles de moda e exercícios de educação física, Silvia aponta, literalmente, os grandes e pequenos ditadores que assombram nossa história e cotidiano.

Outros prêmios do Recine 2010:

Melhor direção de curta: Os Japoneses no Vale da Ribeira, de Chico Guariba
Melhor pesquisa: Negros, de Monica Simões
Melhor concepção sonora: La Voce Stratos, de Luciano D’Onofrio e Monica Affatato (Itália)
Melhor montagem: Mário Filho, o Criador das Multidões, de Oscar Maron Filho (a meu ver, a decisão mais discutível do júri).

          

2 comentários sobre “Premiados do Recine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s